Opositores e ex-aliado de Bolsonaro são confirmados em cargos do comando da Câmara

Dos 6 postos em disputa, 3 ficam com aliados do novo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Em votação secreta, os deputados federais confirmaram nesta quarta-feira (3) os nomes que vão, ao lado de Arthur Lira (PP-AL), formar o novo comando da Câmara.

Três vagas ficaram com aliados do líder do centrão, bloco que sustenta a base aliada do presidente jair Bolsonaro (sem partido). As outras três vagas serão ocupadas pelos opositores PT e PSDB, além de Luciano Bivar (PSL-PE), ex-aliado de Bolsonaro.

A votação desta quarta-feira ocorreu após recuo de Lira, que havia, como primeiro ato na presidência da Casa, tentado tirar adversários dos postos de comando por meio de uma canetada. Diante da pressão, Lira foi obrigado a ceder e oferecer cargos na mesa para o PT e para o PSDB.

A Mesa Diretora é o colegiado que forma a cúpula da Câmara e, juntamente com o presidente, é responsável por todas as decisões administrativas, e algumas políticas, da Casa.

Além da presidência, a Mesa da Câmara é formada por duas vice-presidências e quatro secretarias.

A segunda-secretaria ficou com Marilia Arraes (PT-PE), que disputou o segundo turno contra o deputado João Daniel (PT-PE), do mesmo partido. A primeira teve 192 votos contra 168 de Daniel, candidato oficial do partido.

O placar representa vitória do grupo mais alinhado a Lira, que defendia o nome de Marília, em desacordo com a maioria do PT, que indicou outro candidato.

A vice-presidência da Câmara ficou com Marcelo Ramos (PL-AM). A segunda-vice com André de Paula (PSD-PE), ambos integrantes do centrão e aliados de Lira.

Já a primeira-secretaria, que é uma espécie de "prefeitura" da Câmara, responsável por todas as principais decisões administrativas, será ocupada por Bivar, hoje rompido com Bolsonaro.

A terceira-secretaria será do oposicionista PSDB, com Rose Modesto (MS). A quarta-secretaria, com Rosângela Gomes (Republicanos-RJ).

O primeiro-vice-presidente da Câmara fica responsável por analisar os requerimentos de informação a outros órgãos do poder público. O segundo-vice avalia pedidos de reembolso de despesas médico-hospitalares dos deputados e também atua como uma ponte institucional com órgãos dos Legislativos estaduais e municipais.

O primeiro-secretário fica a cargo dos serviços administrativos da Câmara. Já o segundo tem como função cuidar das relações internacionais da Casa, o que incluei a emissão de passaportes para os deputados e o estágio universitário.

O terceiro-secretário analisa requerimentos de licença e justificativas de falta apresentados por parlamentes e também é responsável pela autorização prévia de reembolso de despesas com passagens aéreas internacionais.

Já o quarto-secretário monitora o sistema habitacional da Casa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.