Descrição de chapéu Coronavírus

Políticos lamentam morte do senador Major Olímpio, vítima da Covid; veja repercussão

Congressista do PSL-SP foi eleito com 9 milhões de votos em 2018 e estava em seu primeiro mandato no Senado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Senador eleito pelo PSL em 2018, Major Olímpio morreu, aos 58 anos, após ser vítima da Covid-19.

Na tarde desta quinta-feira (18), a morte cerebral dele já havia sido anunciada em sua conta em rede social abastecida pela família, com aviso de que os parentes aguardariam 12 horas para a confirmação do óbito —oficializada nesta sexta (19).

Uma carreata sairá do Hospital São Camilo (Santana) a caminho do Cemitério e Crematório Primavera (Guarulhos), onde serão realizadas as homenagens ao senador. Em seguida, o corpo seguirá para o ritual de cremação, reservado apenas aos familiares.

O parlamentar, que faria aniversário neste sábado (20), anunciou em 2 de março que havia contraído a Covid-19. No dia seguinte, foi internado no Hospital São Camilo, em São Paulo, de onde chegou a participar de uma sessão virtual do Senado.

Olímpio deixa a mulher, Cláudia, e dois filhos, Fernando e Mariana.

Pelas redes sociais, personalidades do mundo político lamentaram a morte do senador paulista.

João Doria (PSDB), governador de São Paulo

"Minha solidariedade à família e amigos do senador Major Olímpio. Infelizmente mais uma vítima da Covid-19"

Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados

"É com profundo pesar que recebo a notícia do falecimento do senador Major Olímpio na tarde desta quinta-feira. Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos"

Rodrigo Maia (DEM-RJ), ex-presidente da Câmara dos Deputados

"Lamento a notícia da morte cerebral do senador @majorolimpio, meus sentimentos à família e amigos. Infelizmente, o senador é mais uma vítima da Covid-19. O Brasil e o Senado perdem um de seus mais combatentes políticos"

Rodrigo Pacheco (DEM-MG), presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional

"Lamento a notícia devastadora sobre o falecimento do senador Major Olímpio, mais uma vítima da Covid-19. Conheci Olímpio na Câmara dos Deputados, quando exercemos mandatos de deputados federais na legislatura passada. Entramos juntos no Senado em 2019, ele de SP e eu de MG"

Davi Alcolumbre (DEM-AP), ex-presidente do Senado

"Perde a política brasileira e todos nós, que ficamos mais pobres e mais tristes. Que Deus o receba e console a família, os amigos e os inúmeros eleitores e admiradores do nosso Major Olímpio. Fica aqui a saudade e o meu profundo pesar"

Sergio Moro, ex-ministro da Justiça

"Registro as minhas homenagens pessoais ao senador Major Olímpio, um grande homem público. Minha solidariedade à família. Triste pandemia. Tristes tempos"

Ciro Gomes (PDT), ex-candidato a Presidência, ex-governador e ex-ministro

"Lamento o falecimento do @majorolimpio. Dele se podia discordar, mas fui testemunha de sua coragem e espírito público. Participamos de debates juntos e sempre de forma muito respeitosa. Meus sentimentos para amigos e família"

Carla Zambelli (PSL-SP), deputada federal

"Lamentamos o falecimento do senador @majorolimpio. Estendemos nossa solidariedade à sua família, a seus amigos, ao @SenadoFederal e ao povo de São Paulo, que o elegeu"

Alexandre de Moraes, ministro do STF

"Minha solidariedade a família do Major Olímpio, combativo senador e honrado policial militar em São Paulo. Que possamos nos unir para combater essa terrível pandemia que ceifou mais de 280 mil vidas no Brasil"

Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente do PT e deputada federal

"Presto solidariedade aos familiares e amigos do senador @majorolimpio, terceiro senador que falece em razão do Covid-19. Vírus devastador da vida do povo brasileiro. Lamentável que ainda assim negacionistas insistam em minimizar a gravidade da pandemia"

Jaques Wagner (PT-BA), senador

"Lamento a morte prematura do colega senador @majorolimpio, um líder combativo, com muita energia. Tínhamos divergências, mas um grande respeito e boa convivência. Me solidarizo com seus familiares e reafirmo a urgência de termos vacinas para todos os brasileiros e brasileiras"

Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), deputado federal

" Em que pese termos diversas discordâncias, não torço pela morte de ninguém. Que Deus conforte a família e amigos do senador Major Olímpio neste difícil momento"

Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), senador

"Meus sentimentos a familiares e amigos do senador Major Olímpio. Que Deus o tenha e conforte a todos"

Eduardo Suplicy (PT-SP), vereador da cidade de São Paulo e ex-senador

"Aos familiares, amigos e eleitores do Major Olímpio, meu adversário nas eleições de 2018, falecido hoje em decorrência da Covid, expresso meus sentimentos e todo respeito"

Kátia Abreu (PP-TO), senadora

"Senador @majorolimpio, um homem de espírito público que fará enorme falta ao Senado e ao Brasil. Ficam minha gratidão e admiração pelos momentos de convivência. Que Deus conforte a família e dê força aos colegas senadores para continuarmos a luta sem sua companhia"

Marcelo Freixo (PSOL-RJ), deputado federal

"Muito triste com essa notícia. Eu e o Major Olimpio divergimos muito, mas sempre de forma respeitosa. A estima pela vida e a solidariedade à dor da perda sempre estarão acima de diferenças políticas. Meus sentimentos à família e aos amigos"

Janaína Paschoal (PSL-SP), deputada estadual

"Amigos, sem palavras para expressar a tristeza pela notícia da partida de Major Olímpio. Perdemos uma pessoa incrível! O Senado perde, o país perde. Eu perco um amigo! Muito triste!"

Clovis Santinon, presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo

"O Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo expressa os sentimentos pela morte do senador da República, Major Olimpio. Nossa solidariedade à família do senador, a todas as famílias enlutadas pela COVID-19 e aos que lutam pela vida neste momento tão difícil da humanidade"
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.