Descrição de chapéu Folhajus

Órgão da OAB-SP notifica escritório por publicidade em jornais

Tribunal de Ética vê 'caráter mercantilista' em peça do Nelson Wilians Advogados, que diz que material é 'informativo e didático' sobre o mês do advogado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-SP notificou o advogado Nelson Wilians Fratoni Rodrigues para que suspenda a divulgação na Folha e no jornal O Estado de S. Paulo de conteúdo referente ao mês do advogado, em agosto.

O texto assinado pelo presidente do órgão, Carlos Kauffmann, afirma que se trata de "material publicitário de caráter mercantilista, por intermédio do qual divulga o escritório de advocacia que leva seu nome". No material há "indevida menção ao logo, iniciais e QRcode do escritório Nelson Wilians".

Citando o novo provimento do Conselho Federal da OAB, que regulamentou em julho o marketing jurídico, a notificação diz que a publicidade é "possível desde que, afastando-se da mercantilização ou captação de clientela, tenha caráter meramente informativo".

Isso, avalia, "não é o que se vislumbra" nas peças. Procurado, Kauffmann não quis se pronunciar além da notificação, dizendo aguardar agora a resposta, no prazo de duas semanas.

Willians, de sua parte, afirmou serem "por absoluto precipitadas as alegações" e que basta uma leitura das peças "para se observar seu caráter meramente informativo e didático".

O material está em linha, afirma, com as disposições no estatuto, código de ética e disciplina da OAB e nos provimentos que regulam a publicidade e o marketing advocatício. "A notificação será respondida a tempo e modo oportunos, encontrando-me tranquilo e sereno quanto à legitimidade e pertinência de meus atos", diz Willians.

"Cumpre consignar as milhares de mensagens positivas recebidas de colegas advogados de todo o Brasil, seja parabenizando pela iniciativa, seja agradecendo pelo resgate de relevantes e históricas informações, tão caras à nossa classe", acrescenta.

"Da mesma forma, não se vislumbra –e jamais foi a intenção de nosso escritório– suposta captação de clientela, um absurdo tal alegação, mas para relembrarmos a toda a sociedade qual o nosso papel e missão institucional."

 Sede da OAB-SP, no centro da capital paulista
Sede da OAB-SP, no centro da capital paulista - Danilo Verpa - 25.ago.2014/Folhapress

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.