Descrição de chapéu Folhajus STF

Bolsonaro diz que Mendonça não terá dificuldade para ser aprovado em sabatina ao STF no Senado

Presidente participou de evento em que lideranças evangélicas defenderam indicação de ex-AGU para Supremo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Em um evento em que lideranças evangélicas defenderam a indicação de André Mendonça para o STF (Supremo Tribunal Federal), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta terça-feira (5) que o ex-advogado-geral da União não deve ter dificuldades na sabatina do Senado, responsável por analisar seu nome.

"Apesar de ser baixinho, cabeça um pouco pequena, [Mendonça] tem uma bagagem cultural imensa —sabe tudo sobre direito. E é evangélico. Ou melhor: terrivelmente evangélico", declarou Bolsonaro.

"A gente espera, senador Carlos Viana [PSD-MG], que ele seja aprovado. Eu não indico para o Supremo, indico para o Senado. Tem uma sabatina, creio que ele não terá dificuldades, ao ser questionado sobre questões jurídicas."

Bolsonaro indicou Mendonça para substituir o ex-ministro Marco Aurélio em 13 de julho, mas o presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), ainda não pautou a sabatina. Na prática, isso trava a tramitação da indicação de Mendonça.

A nomeação de um ministro do STF ligado à bancada evangélica é uma demanda de lideranças de grupos religiosos, que têm cobrado tanto o governo como o Senado pelo desbloqueio da análise do nome de Mendonça.

Nesta terça, Bolsonaro compareceu a um ato que reuniu pastores em Brasília. O evento foi uma demonstração de apoio dos evangélicos em favor de Mendonça.

O presidente do Fenasp (Fórum Evangélico Nacional de Ação Social e Política), bispo Alves Ribeiro, se referiu a Mendonça como "nosso ministro do Supremo Tribunal Federal".

Segundo ele, as associações que reúnem os pastores no Brasil "não têm plano B". "O nosso é o plano A, de André Mendonça", disse.

Em determinado momento, os presentes fizeram ainda uma oração conjunta pela aprovação de Mendonça.

Em sua fala, Bolsonaro repetiu que fez dois pedidos a Mendonça, caso ele seja aprovado.

Primeiro, que ele inicie algumas sessões do STF fazendo uma oração. E que se reúna periodicamente com Bolsonaro.

Ministros de Bolsonaro acompanharam o evento, entre eles Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos), Onyx Lorenzoni (Trabalho e Previdência), Anderson Torres (Justiça), Milton Ribeiro (Educação), Flávia Arruda (Secretaria de Governo) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral).

Mendonça também esteve presente e fez uma pregação.

"Até 2005 eu não conhecia Brasília. Não é que eu não conhecia um político, não é que eu não conhecia alguém. Eu não conhecia nada nem ninguém. E 16 anos depois, Deus pega um menino do interior do estado de São Paulo —de uma cidade com 20 e poucos mil habitantes— e coloca ele diante de um presidente da República que o indica para uma vaga do Supremo Tribunal Federal. Ou Deus faz coisas impossíveis, e eu não posso deixar de reconhecer isso, ou eu seria o maior dos incrédulos", disse.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.