Descrição de chapéu
Eleições 2022

Implosão da candidatura de Doria abre corrida pelo espólio do PSDB

Partido deverá ser linha auxiliar de aliados e focar na disputa em SP neste ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A implosão da candidatura do ex-governador João Doria (SP) encerra uma era no PSDB, que assistirá agora a uma luta entre seus caciques remanescentes pelo espólio daquele que já foi o partido mais importante do país.

A natureza do embate será central para o futuro da sigla, que nesta eleição tenderá a ver seu papel federal reduzido ao de linha auxiliar de aliados. Se quiser sobreviver, terá de apostar todas as fichas na manutenção de sua fortaleza paulista, que comanda desde 1995 —incluindo dois breves interregnos com vices aliados que assumiram o governo.

Doria durante o anúncio da desistência da candidatura presidencial, observado por sua mulher, Bia, e por Bruno Araújo
Doria durante o anúncio da desistência da candidatura presidencial, observado por sua mulher, Bia, e por Bruno Araújo - Eduardo Knapp/Folhapress

Símbolo do estado das coisas é o fato que essa disputa será tocada por Rodrigo Garcia, que construiu toda sua carreira no DEM, antigo PFL, e só entrou no tucanato dentro de um esquema de conveniência após o seu partido entrar em colapso no começo do ano passado.

O atual governador paulista tem uma árdua tarefa pela frente, precisando desbancar Márcio França (PSB) e Tarcísio de Freitas (Republicanos) para buscar a disputa do segundo turno com Fernando Haddad (PT), a seguir o desenho político atual. Não será fácil, apesar de algumas vantagens competitivas de quem tem a caneta e é desconhecido, logo pouco rejeitado.

Na equação do governador há a parceria entre Palácio dos Bandeirantes e a Prefeitura de São Paulo, que Ricardo Nunes (MDB) herdou do falecido Bruno Covas (PSDB), e a proximidade com o Uni​ão Brasil, megapartido que uniu o seu DEM de origem e o PSL.

Para o entorno de Rodrigo, a candidatura ideal a ser apoiada pelo PSDB é a da senadora Simone Tebet (MDB-MS). O presidente tucano, Bruno Araújo, só faltou anunciar a adesão a ela em entrevista após o pronunciamento de Doria.

Ela não traria para a sua campanha nenhum resquício da rejeição associada a Doria, que dispensou mesuras a Rodrigo na sua fala derradeira que não refletem o que seus aliados falam do ex-vice. O clima entre ambos nunca foi o mesmo após a ameaça do então governador de permanecer na cadeira quando percebeu que sua pretensão presidencial estava longe de ser garantida.

Contra essa aliança entre Rodrigo e Araújo concorrem outros grupos tucanos. A velha guarda do partido até admite o apoio a Tebet, contando discretamente com que ao fim o MDB não lhe conceda a legenda. Algo semelhante se vê no grupo parlamentar associado ao deputado Aécio Neves (MG), adversário de Doria que passou a defender uma candidatura própria, ainda que inócua.

No fundo, o que está em jogo é o controle do partido, que encerra uma era aqui. O PSDB, que governou o Brasil de 1995 a 2002 e concentra uma grande quantidade de formuladores econômicos e de políticas públicas em sua órbita, ainda tem peso relativo. Comanda a quarta maior fatia do Fundo Eleitoral, R$ 380 milhões, elegeu o quarto maior rol de prefeitos em 2020. Já no Congresso, encolheu, hoje tendo apenas 22 deputados.

A decadência de sua influência política já havia ficado evidente quando Geraldo Alckmin amealhou 4,76% dos votos numa eleição presidencial que pedia uma candidatura com o perfil de Doria, em 2018. Coube ao tucano eleito governador paulista naquele ano carregar a bandeira do partido.

Não foi um processo bem-sucedido pelos erros e o voluntarismo de Doria, associados à resistência que ele sempre recebeu na sigla e de aliados. Apesar de filiado há anos, ele nunca foi visto, nem quis ser, um quadro partidário. Após emergir na esteira do antipetismo de 2016, flertou com o bolsonarismo em 2018 só para virar o maior antípoda estadual do presidente.

É discutível se uma atitude mais política teria gerado um resultado diferente. O argumento central de aliados e adversários reside, contudo, nisso, já que tecnicamente Doria tinha a faca de um governo considerado eficaz e o queijo da vacina na mão para apresentar ao país. De fenômeno eleitoral a patinho feio, o arco narrativo do tucano ainda será objeto de muito estudo.

Sua desistência ocorreu ao longo do fim de semana, quando ficou claro que a Executiva Nacional do PSDB iria defenestrá-lo de forma menos digna caso ele insistisse na postulação. Alguns aliados defendiam a judicialização do caso, com o argumento de que as prévias tucanas vencidas pelo paulista seriam soberanas, mas a avaliação foi de que o desgaste seria grande e inútil.

Doria chegou a anunciar a hipótese por meio de uma carta do advogado Arthur Rollo. Ele esperava o apoio do PSDB paulista e de Rodrigo, mas o próprio governador disse ao ex-chefe no dia seguinte à divulgação do documento que o gesto havia feito a Executiva fechar questão contra a candidatura.

Com isso e com o encaminhamento de Tebet como o nome preferido por Araújo, na quarta passada (18), foi apenas uma questão de maturação do anúncio da desistência. Rodrigo e o dirigente tucano são nomes proscritos por ora nos círculos ainda fiéis a Doria.

Se o futuro do PSDB é o de disputa, o de Doria é uma incógnita. Houve quem falasse numa candidatura ao Senado, embora a praia legislativa não seja a dele, além de que a ideia seria bombardeada imediatamente pelo entorno de Rodrigo. Outros citam a hipótese de volta ao páreo em 2026, quando o tucano fará 68 anos.

João Doria vivia a contradição de ser a face pública de um tucanato que nunca o apoiou de forma consensual. Conhecido pela obstinação, concedeu a pior derrota de sua carreira nesta segunda (23), mas já disse que segue no partido e na vida pública. Se haverá um PSDB para abrigá-lo, esta é outra questão.

Candidatos do PSDB desde 1989

  • 1989 Mário Covas
  • 1994 Fernando Henrique Cardoso
  • 1998 Fernando Henrique Cardoso
  • 2002 José Serra
  • 2006 Geraldo Alckmin
  • 2010 José Serra
  • 2014 Aécio Neves
  • 2018 Geraldo Alckmin
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.