Descrição de chapéu Eleições 2022

Segurança pública e economia puxam pré-campanha ao Governo de SP

Levantamento da Lupa mostra também que propagandas de atos, entrevistas e campanhas ocuparam 30% das publicações

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Catiane Pereira Plínio Lopes
Agência Lupa

Durante o mês de julho, o debate eleitoral entre os pré-candidatos ao Governo de São Paulo no Twitter foi pautado principalmente por conversas sobre economia e segurança pública, mostra um levantamento feito pela Lupa.

Dos 597 tuítes originais publicados por Abraham Weintraub (PMB), Altino Junior (PSTU), Elvis Cezar (PDT), Fernando Haddad (PT), Gabriel Colombo (PCB), Rodrigo Garcia (PSDB), Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Vinicius Poit (Novo) —os oito pré-candidatos que pontuaram na última pesquisa Datafolha— até a manhã do dia 25 de julho, 59 (8%) eram sobre temas ligados à economia e 60 (8%) versavam sobre segurança pública.

Uma grande parte dos tuítes também foi utilizada como propaganda e divulgação de atos, entrevistas e de campanhas (30%) e também como ataques contra adversários (9%).

Outros temas, como saúde (3%), geração de empregos e trabalho (2%), moradia (2%), pesquisas eleitorais (2%) e segurança alimentar (1%), também figuraram entre os tuítes. O levantamento considera apenas publicações originais, excluindo retuítes (RTs) e respostas (replies).

Fernando Haddad, Rodrigo Garcia e Tarcísio de Freitas, os três mais bem posicionados no último Datafolha na corrida para o Governo de São Paulo - Zanone Fraissat - 11.abr.22/Folhapress, Ronny Santos - 18.mai.22/Folhapress e Zanone Fraissat - 15.mar.22/Folhapress

Haddad, o candidato mais bem posicionado na última pesquisa Datafolha com 34% das intenções de voto, foi um dos que menos tuitou em julho —foram apenas 49 publicações. Nelas, o principal tema foi a educação (14% do total), com destaque para os programas que ele geriu enquanto foi ministro da Educação.

"O Prouni ofereceu mais de 3 milhões de bolsas, 3 milhões de vidas transformadas. Quando eu saio na rua é muito difícil não encontrar um prounista. A minha vida mudou vendo essa galera chegar na faculdade", disse em 12 de julho, com 4.000 curtidas e mais de 500 retuítes.

Outros assuntos, como economia (4), segurança pública (3), cultura (2), ainda apareceram nas publicações de Haddad.

Nessas temáticas, ele reclamou da desindustrialização e da perda de postos de trabalho de São Paulo para estados vizinhos e também afirmou que "cultura não é gasto, é investimento". O petista aproveitou seu perfil na rede social para falar sobre seus aliados, com destaque ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e fazer propaganda de sua campanha.

Tarcísio, ex-ministro da Infraestrutura e segundo candidato mais bem posicionado, com 13% de intenções de voto, também publicou sobre economia, segurança pública e educação.

Foram 55 tuítes originais durante o período. As publicações sobre economia (13%) e segurança pública (9%) foram destaque no perfil do ex-ministro. Nessas temáticas, ele falou sobre o enfrentamento a situação da cracolândia e medidas tomadas pelo governo federal para reduzir o preço dos combustíveis.

Outros assuntos pautados foram publicações sobre transporte (2), pesquisa eleitoral (2) e educação (2). Nessas postagens, ele citou uma tecnologia de segurança operacional em aeroportos —que é um investimento federal—, compartilhou pesquisas eleitorais que demonstram uma boa colocação e comentou sobre o desempenho da educação nacional.

Ele também utilizou 11 (ou 20%) dos seus tuítes para falar sobre a própria campanha e outros quatro para criticar a conduta de políticos e partidos adversários.

Rodrigo, atual governador de São Paulo e que também estava com 13% de intenções de voto na última pesquisa Datafolha, publicou 66 tuítes originais no período. Destes, 14 (ou 21%) eram sobre temas ligados à economia, sendo quase metade sobre as reduções no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

"A lei do ICMS do combustível, que a gente abaixou no começo da semana, hoje também passa a valer pro gás de cozinha. O imposto diminuiu de R$ 13,30 para R$ 9,92", disse em 2 de julho, obtendo 247 curtidas e 35 retuítes.

Outros nove tuítes do governador falavam sobre segurança pública, com destaque para as câmeras nos uniformes policiais.

Além disso, ele reservou alguns tuítes (30%) para fazer propaganda de atos de sua campanha. Vale ressaltar, também, que Rodrigo foi o pré-candidato que mais respondeu aos eleitores na rede social, com 304 respostas a usuários na rede.

Colombo, que atingiu 3% das intenções de voto, fez 188 publicações originais no Twitter. O assunto mais presente nas postagens do pré-candidato foi a saúde, aparecendo em 12 tuítes (ou 6% do total).

Ele também falou sobre emprego, aparecendo em 9 tuítes (ou 5% do total), com destaque para debates sobre as condições de trabalho de algumas profissões.

Economia, moradia e segurança alimentar, cada uma com 7 tuítes (ou 4%) do total, também figuraram entre os temas mais abordados por Colombo em julho. Ele lembrou que muitas crianças e adolescentes dependem da merenda escolar para se alimentar e também falou sobre os impactos da redução do ICMS nas finanças do estado.

Outros 24 tuítes foram reservados para propagandas de campanha.

Altino Junior, que chegou a 2% das intenções de voto, publicou apenas 31 tuítes originais em julho. As temáticas relacionadas ao trabalho e ao emprego foram as que mais apareceram em suas publicações, com 4 tuítes (ou 15% do total), principalmente ao comentar sobre greves e pedir a redução da jornada de trabalho.

O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub, que tem 1% das intenções de voto, publicou 88 tuítes originais no período. A economia foi o tema que mais apareceu nas publicações dele, com 17 tuítes (ou 19% do total), principalmente falando sobre inflação ou recessão.

"A recessão mundial está dando os primeiros sinais antes do esperado. O preço do petróleo caiu muito. O que pode acontecer com o Brasil?", publicou no Twitter junto com um link para sua live no YouTube.

A segurança pública, também com 13 tuítes (ou 15%), e as análises de conjuntura internacional, com 9 tuítes (ou 10%), ocuparam boa parte das publicações de Weintraub.

Ele defendeu punições mais duras para quem cometer homicídios e assaltos e também falou sobre um suposto alinhamento de parlamentares brasileiros com o governo chinês.

Elvis Cezar, ex-prefeito de Santana de Parnaíba e que também tem 1% das intenções de voto, fez 89 publicações originais no Twitter. Os assuntos que mais se destacaram foram a saúde (3%) e a economia (3%).

Ele também aproveitou mais da metade de suas publicações para fazer propaganda de sua campanha e de seus aliados políticos, principalmente do seu partidário Ciro Gomes (PDT).

"Vocês também não queriam viver no Brasil da propaganda dos nossos governantes-candidatos? Esse Brasil onde não falta sequer remédio em farmácia? Chega de brincar com a saúde do povo! Ter gestão eficiente é fundamental!", disse Cezar ao comentar uma reportagem da Folha sobre falta de medicamentos nas farmácias de São Paulo.

O deputado federal Vinicius Poit, que também tem 1% das intenções de voto para o Governo de São Paulo, publicou 142 tuítes originais em julho. Neles, o principal tema abordado foi a segurança pública, com 24 tuítes (ou 17% do total), com promessas de reforço policial nos bairros e integração policial para combater a criminalidade.

Por ser deputado, publicações relatando o dia a dia e as votações feitas por Poit na Câmara dos Deputados são comuns em seu perfil. Elas somaram 18 tuítes (ou 13% do total) no período.

O pré-candidato reservou ainda cerca de 25% dos tuítes para fazer propaganda de sua atuação ou de sua campanha.

Colaboraram Bruno Nomura, Carol Macário, Nathalia Afonso e Maiquel Rosauro

Editado por Chico Marés

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