Descrição de chapéu Eleições 2022

Bolsonaro vira alvo de ataques em debate entre presidenciáveis; veja vídeo

Presidente ouviu críticas sobre atuação no combate à Covid e foi chamado de 'tchutchuca' outra vez

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

No primeiro debate entre candidatos à Presidência, neste domingo (28), Jair Bolsonaro (PL) foi o principal alvo. Em três blocos do evento, o atual chefe do Executivo ouviu críticas à atuação no combate à Covid e, outra vez, foi chamado de "tchutchuca", desta vez por Soraya Thronicke (União Brasil).

Outra candidata a lançar ataques contra o presidente foi Simone Tebet (MDB), para quem ele "virou as costas para o povo". Ela ainda o acusou de misoginia: "Por que tanta raiva das mulheres?", questionou.

Ciro Gomes (PDT), por sua vez, disse que Bolsonaro "tem coração de pedra" e lembrou episódio no qual o presidente, então deputado federal, teve a moto roubada no Rio de Janeiro para argumentar que maior acesso às armas, como defende o candidato à reeleição, não é garantia de segurança.

Veja no vídeo abaixo uma seleção de críticas de adversários a Bolsonaro.

Com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Bolsonaro travou um duelo particular. Líderes da disputa neste momento —o petista tem 47% das intenções de voto, segundo a última pesquisa Datafolha, e o presidente, 32%—, os candidatos trocaram farpas sobre corrupção e o Auxílio Brasil, por exemplo.

O debate, organizado em pool por Folha, UOL e TVs Bandeirantes e Cultura, quase ficou sem seus protagonistas. Bolsonaro vinha repetindo que só participaria de eventos do tipo em eventual segundo turno, enquanto Lula, ao antecipar problemas de agenda, chegou a sugerir que as emissoras se organizassem em pool de órgãos de imprensa para os debates, o que ocorreu com o consórcio.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.