Datafolha: Bolsonaro avança e reduz distância para Lula no Sudeste

Veja evolução das intenções de voto nos dois candidatos por região do país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O presidente Jair Bolsonaro (PL) avançou e reduziu sua distância para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre os eleitores do Sudeste, apontou pesquisa Datafolha realizada de terça (16) a quinta (18).

O atual mandatário subiu de 28% para 32% no último mês na região, enquanto o petista flutuou de 43% para 44%. A diferença entre eles, portanto, recuou de 15 para 12 pontos percentuais, dentro da margem de erro para esse grupo, que é de dois pontos percentuais.

Bolsonaro participa do lançamento da campanha de Tarcísio de Freitas ao Governo de SP, em São José dos Campos
Bolsonaro participa do lançamento da campanha de Tarcísio de Freitas ao Governo de SP, em São José dos Campos - Zanone Fraissat - 18.ago.22/Folhapress

A vantagem do petista também diminuiu em todas as outras regiões do país, mas nesses locais a margem de erro do levantamento é maior. Ela sobe de dois pontos percentuais (no total e no Sudeste) para quatro no Nordeste, cinco no Sul e sete no Norte e Centro-Oeste.

Essas duas últimas regiões são somadas para reduzir a margem de erro. Nelas, Bolsonaro ultrapassou o adversário e agora lidera numericamente, com 43% contra 39% —o que, no entanto, configura empate técnico.

Já no Sul, o presidente variou positivamente de 34% para 39%, enquanto o rival oscilou de 41% para 43%. No Nordeste, ele se manteve nos mesmos 24%, enquanto Lula variou negativamente de 59% para 57%.

Abaixo, é possível ver a evolução dos dois candidatos desde maio. Entre toda a população votante, 43% está no Sudeste, 27%, no Nordeste, 15%, no Sul, e 15%, no Centro-Oeste e no Norte, de acordo com o Datafolha.

A pesquisa, contratada pela Folha e pela TV Globo e registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-09404/2022, foi realizada com 5.744 eleitores acima de 16 anos em 281 cidades.

Nesta análise foi considerada a pergunta estimulada, ou seja, em que os candidatos são nominalmente apresentados ao entrevistado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.