Datafolha: Castro vai a 36% e abre vantagem sobre Freixo (26%) no Rio

Governador avança também na disputa de segundo turno, com 8 pontos em relação ao deputado federal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O governador Cláudio Castro (PL) apareceu pela primeira vez na liderança isolada das intenções de voto para o Governo do Rio de Janeiro, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (22), a dez dias do primeiro turno da eleição.

O candidato à reeleição marcou 36%, contra 26% do seu principal rival, o deputado federal Marcelo Freixo (PSB). Trata-se da primeira vez que os dois não estão em empate técnico num levantamento do instituto.

0
O governador Cláudio Castro e o deputado Marcelo Freixo - Luis Alvarenga/Governo do Rio de Janeiro e @marcelofreixo no Instagram

Castro avançou cinco pontos percentuais em relação à última pesquisa, realizada na semana passada. Freixo, por sua vez, oscilou um ponto para baixo em comparação com o levantamento anterior —a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

A sondagem, contratada pela Folha e pela TV Globo, foi realizada de terça-feira (20) a quinta-feira (22) e entrevistou 1.526 eleitores no estado. A pesquisa está registrada no TSE sob o número RJ-07687/2022.

O atual governador tem conseguido manter uma tendência de alta em suas intenções de voto desde o início da campanha. O movimento é alinhado à melhoria da avaliação de sua gestão, que atingiu aprovação de 32% neste levantamento, ante 28% na sondagem anterior.

Com o maior tempo de TV entre os candidatos, a evolução indica sucesso na estratégia de defender projetos de sua gestão. Castro tem se desvinculado do ex-governador Wilson Witzel, de quem era vice até substituí-lo devido a uma ação de impeachment, e dito que está à frente do estado há apenas dois anos.

Freixo, por sua vez, ainda não conseguiu se aproveitar da liderança do ex-presidente Lula (PT) no estado para melhorar de forma significativa seu desempenho nas pesquisas do Datafolha.

Castro também ampliou sua vantagem sobre o candidato do PSB num eventual segundo turno entre os dois. A diferença, que era de dois pontos percentuais, agora é de oito. O governador oscilou de 43%, na semana passada, para 46%, enquanto Freixo recuou de 41% para 38%.

Na simulação de primeiro turno, os dois líderes seguem distantes do ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT), que registrou 8%. Apoiado pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), ele também não conseguiu melhorar o desempenho após 35 dias de campanha eleitoral. Neves está em empate técnico com o ex-governador Wilson Witzel (PMB), Cyro Garcia (PSTU), Eduardo Serra (PCB) e Juliete (UP), todos com 2%.

Paulo Ganime (Novo) e Luiz Eugênio (PCO) registraram 1% das intenções de voto.

Witzel registrou a candidatura, mas está inelegível devido à punição imposta no processo de impeachment que o afastou definitivamente do cargo em abril de 2021. Ele tenta reverter o impedimento na Justiça.

Declararam voto branco ou nulo 12% dos entrevistados, e 9% afirmaram estar indecisos.

Na pesquisa espontânea, em que não é apresentado nenhum cenário ao eleitor, Castro foi citado por 25% dos entrevistados, e Freixo, por 16%. Neves foi mencionado por 3%, e disseram "atual governador", 2%.

As taxas de rejeição se mantiveram estáveis. Quase metade dos entrevistados (49%) declarou que não votaria de jeito nenhum em Witzel. Freixo tem rejeição de 27%, e Castro, 21%. Depois, aparecem Juliete e Garcia (14% cada um), Serra e Ganime (10% cada um), Luiz Eugênio e Neves (9% cada um).

Witzel é o candidato mais conhecido dos eleitores, ao lado de Freixo (81%), seguido de Castro (80%), Neves (52%), Garcia (51%), Serra (32%), Ganime (23%), Juliete (15%) e Luiz Eugênio (10%).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.