Datafolha: Veja a evolução de Lula e Bolsonaro entre brancos, pardos e pretos

Rivais seguem empatados entre brancos, presidente avança entre pardos, e petista reforça vantagem entre pretos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

A última pesquisa Datafolha mostra que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) continuam empatados tecnicamente entre eleitores que se declaram brancos, com o petista liderando entre negros na corrida pela Presidência.

O ex-presidente reforçou sua vantagem entre pretos na última semana. Por outro lado, entre pardos, o atual mandatário reduziu sua distância para o rival de 14 para 8 pontos percentuais.

Montagem com o rosto dos dois
Os candidatos Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) - Divulgação/Ricardo Stuckert e Adriano Machado/Reuters

A margem de erro do levantamento —que ouviu 2.676 pessoas nesta quinta (8) e sexta-feira (9)— é de dois pontos no geral, mas sobe para três pontos entre brancos e pardos e para cinco pontos entre pretos.

No Brasil, 42% do eleitorado se declara pardo, 34%, branco, e 15%, preto, segundo o Datafolha. Amarelos e indígenas não foram incluídos porque as bases de dados são muito pequenas.

Abaixo, veja como os dois adversários estão evoluindo por cor nas respostas estimuladas, ou seja, em que os nomes dos candidatos são lidos ao entrevistado. O número de registro da pesquisa na Justiça Eleitoral é BR-07422/2022.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.