Popularidade digital: Kalil sobe, mas segue distante de Zema em MG; veja ranking

Índice calculado pela Quaest ajuda a medir a temperatura da corrida eleitoral estadual

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD) melhorou seu desempenho nas redes sociais na última semana, mas continua distante do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), no Índice de Popularidade Digital (IPD).

Kalil passou de 35,64 para 53,03 no indicador, comparando o dia 19 com esta terça (27), enquanto Zema se manteve por volta dos 83,15. Em terceiro, distante, aparece o senador bolsonarista Carlos Viana (PL), com 36,87 na data mais recente.

Os candidatos ao Governo de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) e Alexandre Kalil (PSD) - Ane Souza/Folhapress e Ricardo Stuckert

O atual governador recuou na última pesquisa do Datafolha, divulgada na última quinta (2), mas ainda comanda com folga a corrida eleitoral. Ele tem 48% das intenções de voto, contra 28% de Kalil e 4% de Viana.

Criado pela Quaest, empresa de consultoria e pesquisa, o IPD é publicado mensalmente pela Folha para as disputas à Presidência, aos governos de sete estados e à Câmara por São Paulo, Minas e Rio de Janeiro.

RANKING DE POPULARIDADE DIGITAL

Índice mede desempenho de candidatos nas redes sociais

O índice vai de 0 a 100 e ajuda a medir a temperatura da corrida eleitoral. Ele é calculado desde 2018 por meio de um algoritmo de inteligência artificial que coleta e processa 152 variáveis de seis sites: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Wikipedia e Google.

São monitoradas seis dimensões: presença digital (perfis ativos), fama (número de seguidores), engajamento (comentários e curtidas por postagem), mobilização (compartilhamentos), valência (proporção de reações positivas e negativas) e interesse (volume de buscas).

Veja abaixo o desempenho dos três candidatos de 24 de abril a 27 de setembro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.