Publicidade
Publicidade
Publicidade

Aposta de Alckmin, João Doria é eleito prefeito de São Paulo no 1º turno

Aposta do governador Geraldo Alckmin (PSDB), o tucano João Doria,58, foi eleito prefeito da cidade de São Paulo neste domingo (2). Doria teve 53,29% dos votos válidos, contra 16,7% do prefeito Fernando Haddad (PT), que tentava a reeleição.

O petista ligou para o tucano para cumprimentá-lo pela vitória já no primeiro turno da eleição.

Doria é o primeiro a liquidar a corrida paulistana sem disputar o segundo turno desde 1988, quando a possibilidade de turno duplo foi instituída pela Constituição.

O feito representa uma vitória política sem precedentes não apenas para o prefeito eleito, mas principalmente para seu padrinho político. Alckmin peitou boa parte da cúpula do PSDB nacional ao apoiar a candidatura de Doria. Por várias vezes durante a campanha, o então candidato afirmou que sua vitória em São Paulo iria catapultar uma eleição do hoje governador à Presidência em 2018.

Doria iniciou a corrida paulistana como um total desconhecido da maioria da população. Escolheu dois motes para a sua campanha: apostou forte no sentimento antipetista e na rejeição à política tradicional.

"Eu não sou político, sou um empresário, um gestor", repetia à exaustão. Logo no início da disputa, fez uma série de ataques ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que chegou a chamar de "sem-vergonha, mentiroso e covarde".

A fórmula deu certo e especialmente nos últimos 15 dias antes da eleição Doria começou a se distanciar dos rivais. Na reta final, consolidou a liderança da eleição municipal e acabou poupado de ataques dos rivais nos debates televisivos que se concentraram em trocar ataques na tentativa de conquistar a outra vaga de um segundo turno.

Diego Padgurschi/Folhapress
O prefeito eleito de São Paulo, João Doria (PSDB), vota no colégio St.Paul, nos Jardins (zona oeste)
O prefeito eleito de São Paulo, João Doria (PSDB), vota no colégio St.Paul, nos Jardins (zona oeste)

Isso favoreceu o tucano, que teve um palco tranquilo para se apresentar e afiar o discurso. Doria pregou uma gestão descentralizada e se destacou ao assumir uma disposição em ampliar o espaço da iniciativa privada na gestão da cidade, prometendo privatizações de parques e concessões até para a administração dos cemitérios.

Doria montou o mais amplo arco de alianças entre todos os candidatos —13 partidos o apoiaram— o que lhe garantiu o maior tempo de propaganda eleitoral na televisão e no rádio, fator que foi determinante para ele disparar nas pesquisas na reta final da eleição.

PRÉVIAS

Para ser o candidato do PSDB, Doria disputou as prévias do partido contra o vereador Andrea Matarazzo, que acabou abandonando a disputa acusando o empresário de ter comprado votos, com o apoio da máquina do governo Estadual. O acirramento da disputa resultou em um racha no PSDB paulistano. De um lado, Doria e Alckmin. Do outro, Matarazzo, que contava com o apoio dos principais caciques do partido no Estado, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, José Serra, José Aníbal e Alberto Goldman.

Após o embate com Doria, Matarazzo decide deixar o PSDB, partido no qual militou por mais de 20 anos. Ele se filiou ao PSD, do ministro Gilberto Kassab (Comunicações), e depois se tornou candidato a vice na chapa de Marta Suplicy (PMDB).

A cisão das prévias deixou cicatrizes nas bases do partido. Mesmo quando Doria já decolava nas pesquisas, um terço da direção municipal do PSDB abandonou seus cargos em um boicote à candidatura dele.

Doria sempre minimizou esses episódios e disse que Matarazzo se portava como um "mau perdedor". Na reta final da disputa, FHC e Aníbal gravaram vídeos de apoio à candidatura de Doria. Só Serra manteve distância do agora prefeito eleito até o final da campanha.

Em entrevista à Folha na última sexta (30), Alckmin respondeu às acusações de que criou um racha no tucanato. "A prévia não divide, ela escolhe", afirmou.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade