Descrição de chapéu Eleições 2022

Vídeo de Tarcísio em apoio a Fernando Collor vira munição para Rodrigo em SP

Após afirmar que Collor 'é um dos maiores políticos' que o país já teve, Tarcísio sofre desgaste nas redes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um vídeo de apoio gravado por Tarcísio de Freitas (Republicanos), candidato ao Governo de São Paulo, para Fernando Collor (PTB), candidato ao Governo de Alagoas, se tornou munição para adversários ao ser veiculado nas redes sociais nesta sexta-feira (16).

Tarcísio e Collor têm o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL). No vídeo, vestido de verde e amarelo, Tarcísio dá os parabéns a Collor, a quem elogia como "um dos maiores políticos que já tivemos".

Tarcísio de Freitas (Republicanos) durante debate com candidatos ao Governo de São Paulo - Bruno Santos/Folhapress

"Olá, povo de Alagoas. [...] Queria mandar um abraço especial para o nosso Fernando Collor, candidato a governador e para o Leonardo Dias [PL], seu candidato a vice. [...] Tenho certeza que essa dupla vai estar unida com o presidente Bolsonaro, vai fazer a diferença pelo Estado de Alagoas", diz Tarcísio no vídeo.

"Fernando Collor é um dos maiores políticos que nós já tivemos. [...] Deixou um grande legado, que foi a abertura econômica. Graças a ele começamos a andar a passos largos na direção da modernização, trazendo empresas de fora, conseguimos superar o atraso tecnológico e nós demos um salto em termos de crescimento", continua o ex-ministro, que termina dizendo torcer por ele e "que Deus o Abençoe".

Nas redes sociais, o vídeo tem sido compartilhado para fustigar Tarcísio, que já é alvo de críticas por ter entre seus aliados políticos como Eduardo Cunha (PTB) e Douglas Garcia (Republicanos), que hostilizou a jornalista Vera Magalhães. O candidato repudiou a atitude do colega de partido.

Empatado tecnicamente com Tarcísio em segundo lugar, segundo pesquisa Datafolha desta quinta-feira (15), o governador Rodrigo Garcia (PSDB) foi um dos que criticou o apoio do rival a Collor.

"Não queremos o Collor, que confiscou o dinheiro dos brasileiros, dando palpite aqui em SP. Minha referência na gestão pública é o Mario Covas [PSDB], e SP precisa de um governador independente", publicou.

Tarcísio gravou um vídeo para rebater o tucano. "De confisco você entende, não é mesmo, Rodrigo? Tirou dinheiro de quem contribuiu a vida inteira e manteve essa crueldade mesmo com o caixa cheio. As contas precisam fechar, mas com as pessoas dentro. Aposentados de São Paulo, contem comigo. O confisco vai acabar", disse ele.

O candidato do Republicanos se refere ao desconto na folha de pagamento de aposentados implementado pela gestão de João Doria (PSDB) e Rodrigo Garcia. O próprio governador, agora candidato, anunciou nesta semana que, a partir do ano que vem, o desconto na folha de 115 mil aposentados deixará de ser feito.

A última pesquisa Datafolha mostra que Rodrigo diminuiu sua distância de Tarcísio —agora ambos estão empatados tecnicamente, com 19% (antes eram 15%) e 22% (antes eram 21%), respectivamente.

Fernando Haddad (PT) segue na liderança, com 36% ante 35% na pesquisa anterior, de 1º de setembro. A margem de erro é de dois pontos.

Seguindo a linha de associar Tarcísio a políticos polêmicos, a campanha tucana veicula uma peça de publicidade na TV em que lista nomes do entorno do candidato bolsonarista, como Gilberto Kassab (PSD) e Frederico D´Ávila (PL), que aparece xingando o papa Francisco.

Collor foi alvo de um processo de impeachment quando ocupou a Presidência da República e é lembrado pelo confisco das poupanças em 1990. Além disso, Collor foi tragado pelo escândalo de corrupção envolvendo seu tesoureiro de campanha, PC Farias.

O partido de Collor integra a coligação de Tarcísio em São Paulo. A legenda é comandada por Roberto Jefferson e, no estado, tem entre seus candidatos a deputado Cristiane Brasil (PTB), filha de Jefferson, e Adrilles Jorge (PTB), comentarista da Joven Pan denunciado por fazer um gesto considerado nazista, além de Cunha.

A repercussão do vídeo tem sido comemorada pela equipe de Rodrigo, que considera que o episódio veio de brinde nessa reta final da campanha para o Palácio dos Bandeirantes.

A equipe de campanha de Tarcísio afirmou que não vai se posicionar oficialmente sobre o assunto.

Um interlocutor próximo ao presidente Bolsonaro afirma que o vídeo não pegou bem e que Tarcísio tem sido bastante criticado entre bolsonaristas por causa do apoio a Collor.

Já o deputado federal Cezinha de Madureira (PSD-SP), que integra a equipe de articulação política da chapa do ex-ministro, minimizou o impacto do material na campanha dele para o Governo de SP.

"Isso não muda nada na nossa campanha aqui, até porque o voto do Tarcísio é consolidado", afirma o parlamentar. "Os bolsonaristas não têm em quem votar [em SP], então vão votar no Tarcísio. Vai votar em quem? No Rodrigo, que traiu São Paulo? A campanha de Tarcísio está consolidada", segue ele.

Pesquisa Datafolha divulgada na quinta (15) aponta que Tarcísio tem eleitores mais convictos que os seus rivais: 70% se dizem decididos na escolha pelo ex-ministro e 30% ainda podem mudar. Os índices são de 67% e 33% para Haddad e de 57% a 43% para Rodrigo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.