Descrição de chapéu Eleições 2022

CNBB divulga nota para lamentar 'exploração da fé e da religião' no 2º turno

Entidade da Igreja Católica afirma que manipulação religiosa nas eleições desvirtua valores; Bolsonaro causou mal-estar com ida ao Círio de Nazaré

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) emitiu nota nesta terça-feira (11) na qual diz "lamentar e reprovar" a "exploração da fé e da religião" no segundo turno das eleições. Principal entidade da Igreja Católica no país, a CNBB não mencionou candidatos nem partidos no texto.

"Lamentamos, neste momento de campanha eleitoral, a intensificação da exploração da fé e da religião como caminho para angariar votos no segundo turno. Momentos especificamente religiosos não podem ser usados por candidatos para apresentarem suas propostas de campanha e demais assuntos relacionados às eleições", afirma a entidade.

O Santuário de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo - Rubens Cavallari - 12.out.21/Folhapress

Apesar da menção a "momentos especificamente religiosos", não há referência na nota a nenhuma data. Nesta quarta-feira (12) é comemorado o Dia de Nossa Senhora Aparecida.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o candidato apoiado por ele para o Governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciaram que participarão na ocasião de uma missa no Santuário Nacional de Aparecida, no interior de São Paulo. Ambos disputam o segundo turno contra candidatos do PT —o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-prefeito Fernando Haddad.

Além disso, no fim de semana Bolsonaro usou o Círio de Nazaré, uma das maiores celebrações religiosas e populares do país, para fazer campanha. O presidente e candidato à reeleição, que sofreu críticas de representantes locais da Igreja Católica, ficou isolado durante a festividade no Pará. O Planalto informou à Folha que Bolsonaro participou da atividade como chefe de Estado.

A Arquidiocese de Belém afirmou que não convidou o mandatário e que não desejava nem permitia "qualquer utilização de caráter político ou partidário" do evento religioso.

Em rede social, Bolsonaro compartilhou uma foto para mostrar a seus seguidores que estava em Belém, com a legenda "Sírio" de Nazaré. A foto do post foi apagada e republicada sem o erro de grafia.

Lula foi convidado pelo governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), para participar do Círio, mas recusou o convite.

"Eu não gosto de fazer nenhum gesto que possa parecer que eu estou utilizando a religião para fazer política. Uma das coisas que eu tinha vontade de ver há muito tempo é o Círio de Nazaré, mas eu não vou porque é um ano de eleição", disse o petista.

O comunicado da CNBB desta terça defende ainda o que chama de "um compromisso autêntico com a verdade e com o Evangelho" e diz que "a manipulação religiosa sempre desvirtua os valores do Evangelho e tira o foco dos reais problemas que necessitam ser debatidos e enfrentados em nosso Brasil".

A CNBB reafirmou também condenar veementemente "o uso da religião por todo e qualquer candidato como ferramenta de sua campanha eleitoral".

Por fim, conclamou os eleitores a refletirem "na liberdade de sua consciência e compromisso com o bem comum" e buscarem "proposição de ações que foquem a dignidade da pessoa humana e na busca por um país mais justo, fraterno e solidário".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.