Confira nova pesquisa Datafolha para presidente

Levantamento foi finalizado com eleitores de todo o país; também foi divulgada pesquisa para o Governo de SP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma nova pesquisa Datafolha para presidente foi divulgada na noite desta quarta-feira (19).

Conforme o levantamento, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 49%, e Jair Bolsonaro (PL), 45%; brancos e nulos somam 4%, e indecisos, 1%.

Também foi divulgada pesquisa para o Governo de São Paulo. Segundo o levantamento, Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem 49%, e Fernando Haddad (PT), 40%; indecisos são 3%, e brancos e nulos, 8%

LULA X BOLSONARO
Lula e Bolsonaro, que disputam o segundo turno - Marlene Bergamo/Folhapress e Adriano Machado/Reuters

No primeiro turno, Lula e Bolsonaro registraram, respectivamente, 48,43% e 43,20% dos votos válidos (veja aqui a apuração completa).

Na disputa estadual, Tarcísio de Freitas (Republicanos) obteve 42,32% dos votos, ante 35,70% de Fernando Haddad (PT) no primeiro turno.

As pesquisas eleitorais são um retrato da intenção dos eleitores no momento em que as entrevistas são feitas, e não uma projeção do resultado, que só será conhecido no dia do pleito, com a apuração oficial.

Ministros do governo Jair Bolsonaro, aliados no Congresso e apoiadores têm criticado os institutos de pesquisa pelas diferenças entre os dados dos levantamentos feitos em dias anteriores à votação do primeiro turno e o resultado da eleição divulgado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

No dia 4, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, afirmou ter encaminhado à Polícia Federal pedido para abrir inquérito sobre os institutos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.