Datafolha: Lula sustenta distância entre mais pobres, e Bolsonaro, nas rendas acima

Os que pretendem votar em branco ou anular variam de 3% a 5% de acordo com a faixa, e os indecisos, de 1% a 3%

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta (19) mostra que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sustenta suas intenções de voto entre os eleitores mais pobres, com renda familiar de até dois salários mínimos (R$ 2.424).

O petista oscilou de 58% para 57% das intenções de voto desse grupo na última semana, e o presidente, de 36% para 37%. As variações ficaram todas dentro da margem de erro desse segmento, que é de três pontos percentuais.

Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) durante debate no último domingo (16) na sede da TV Bandeirantes, em São Paulo - Bruno Santos/ Folhapress

Enquanto isso, Jair Bolsonaro (PL) mantém vantagem numérica em todas as outras faixas de renda. Tem 53% a 41% no eleitorado de dois a cinco salários (também com margem de três pontos) e 54% a 41% entre os que recebem de cinco a dez salários (com margem de seis pontos).

Entre os mais ricos, que ganham mais do que isso, Bolsonaro registra 55% contra 41%. A margem de erro aqui, porém, é muito alta, de dez pontos, portanto na prática ambos seguem empatados.

Os que pretendem votar em branco ou anular variam de 3% a 5% de acordo com a faixa, e os indecisos, de 1% a 3%.

O levantamento, que ouviu 2.912 pessoas entre esta terça (17) e esta quinta, foi contratado pela Folha e pela TV Globo e está registrado na Justiça Eleitoral sob o número BR-07340/2022.

Abaixo, veja o desempenho dos rivais por renda nas respostas estimuladas. No Brasil, 49% do eleitorado ganha até dois salários mínimos; 36%, de dois a cinco; 9%, de cinco a dez; e 4% recebem acima disso, segundo o Datafolha.

As pesquisas eleitorais são um retrato da intenção dos eleitores no momento em que as entrevistas são feitas, e não uma projeção do resultado eleitoral, que só será conhecido no dia do pleito, com a apuração oficial.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.