Descrição de chapéu Eleições 2022

Após apuração, PT adota discurso de vencer Bolsonaro duas vezes

Candidato enfrentará Bolsonaro no segundo turno das eleições; com mais de 97% das urnas apuradas, o petista se aproximava de 48%, ante quase 44% do chefe do Executivo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Apoiadores de ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se concentraram em frente ao Masp, na avenida Paulista, em São Paulo, para acompanharem a apuração e o discurso de Lula.

O candidato à Presidência discursou na noite deste domingo (2) em um palco armado em frente ao museu.

Quando o nome de Lula foi anunciado, as pessoas que se aglomeravam em frente ao Masp tentaram chegar perto do palco. Ele foi recebido às 22h40 com gritos de "olê olê, olê, ola, Lula, Lula". Cada frase dita pelo candidato era recebida com gritos de aprovação.

Apoiadores saúdam Lula e Haddad em palanque montado em frente ao Masp, na avenida Paulista
Apoiadores saúdam Lula e Haddad em palanque montado em frente ao Masp, na avenida Paulista - Eduardo Knapp/Folhapress

A campanha de Lula adotou o discurso de que melhor que ganhar uma vez de Bolsonaro, será vencer duas vezes.

O slogan foi usado por diferentes oradores para animar os apoiadores do petista antes do discurso do candidato. Foi uma maneira de não mostrar decepção pela vitória não ter acontecido no primeiro turno.

O candidato estava acompanhado do seu vice, Geraldo Alckmin; de Fernando Haddad, que concorre ao governo de São Paulo pelo PT; da ex-presidente Dilma Rousseff; e de Gleisi Hoffmann, presidente nacional do partido, entre outros políticos de esquerda.

"Vinte anos atrás, nós estávamos nessa mesma situação em que o PT e as forças progressistas foram para o segundo e São Paulo elegeram o primeiro operário presidente", disse Haddad, ao citar a vitória presidencial de Lula em 2002.

Haddad completou que o bolsonarismo não vai "pisar em São Paulo". Ele vai disputar o segundo turno com Tarcísio de Freitas, candidato do bolsonarismo.

Enquanto o candidato discursava, um canhão de luz mostrava a frase "Lula voltou" e uma mão com punho fechado, refletidos em edifício vizinho ao Masp.

O evento foi encerrado com a música de campanha de Lula composta para a campanha presidencial de 1989, que tem o refrão do "Lula lá", ano em que ele foi derrotado no segundo turno por Fernando Collor de Mello.

A Polícia Militar não deu uma estimativa do público presente na avenida Paulista.

O clima foi tranquilo mesmo com a expectativa dos militantes de que a eleição presidencial terminasse no primeiro turno não tendo se realizado.

Lula enfrentará o presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno, no próximo dia 30. Com mais de 97% das urnas apuradas neste domingo (2), o petista se aproximava de 48%, ante quase 44% do chefe do Executivo.

Neste sábado (1º), Lula havia afirmado que, independentemente do resultado, participaria de ato na avenida após a apuração das urnas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.