Descrição de chapéu Eleições 2022

Milton Leite mobiliza seu reduto a favor de Tarcísio e Bolsonaro

Em seu sétimo mandato, vereador tenta manter domínio sobre a máquina estadual

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em seu sétimo mandato de vereador em São Paulo, Milton Leite (União Brasil), tido como um dos políticos mais influentes nas administrações da prefeitura da capital e do governo estadual, vem promovendo a candidatura de Tarcísio de Freitas (Republicanos) onde a campanha tem mais dificuldades de virar votos.

Mais especificamente em bairros periféricos como Jardim Ângela, Grajaú, Parelheiros, Guaianases, onde Tarcísio viu o seu rival no segundo turno, Fernando Haddad (PT), contabilizar mais votos. Assim, como Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também superou o padrinho de Tarcísio, Jair Bolsonaro (PL), na eleição nacional.

Milton colocou à disposição da campanha de Tarcísio e Bolsonaro essas regiões para eventos como caminhadas e comícios. Mas não houve disposição dos bolsonaristas por percorrer tais bairros até o momento. Sendo assim, o próprio Milton e seus filhos Alexandre (deputado federal) e Milton Leite Filho (deputado estadual) têm feito o corpo a corpo na periferia.

Milton Leite é influente nas administrações da prefeitura da capital e do governo estadual - Mathilde Missioneiro - 29.ago.22/Folhapress

No primeiro turno, Milton havia tentado mobilizar a zona sul paulistana, seu reduto eleitoral, em torno da candidatura de Rodrigo Garcia (PSDB).

Milton justifica a sua mobilização em torno de Tarcísio por ter diferenças com Haddad. Antes do primeiro turno, o candidato do PT disse que não gostaria de contar com o apoio do vereador paulistano. No entanto, a derrocada tucana no pleito deste ano coloca em xeque parte do domínio de Milton sobre a máquina estadual.

O vereador tem nomes indicados por ele atuando na pasta de Logística e Transporte. Como a Folha mostrou no dia 12, a pasta é dona de um orçamento de quase R$ 12 bilhões, dos quais cerca de R$ 10 bilhões já foram empenhados durante este ano eleitoral —a pasta tem sob seu guarda-chuva o DER (Departamento de Estradas de Rodagem). O órgão tem, ao todo, 1.124 cargos ocupados, além de 1.683 vagos.

O departamento também é responsável por construções de grande porte, como a duplicação da estrada do M’Boi Mirim, no extremo sul de São Paulo, reduto de Leite. Em vídeo nas redes sociais sobre o apoio a Tarcísio, ele citou o compromisso de manter obras e programas. "Tem que concluir aquilo que foi iniciado."

"Não tenho mágoa de político, tenho diferenças que se cristalizaram na palavra dele, o Haddad. Ele disse que não queria o meu apoio, não tem problema. O Haddad é mal-amado na política", disse Milton à Folha.

"Não sei como ele [Haddad] está com a sua campanha, que construa os apoios dele. Mas ele tem dificuldade de dialogar com as pessoas. O problema todo é que ele se acha, mas não é", completa o vereador.

Procurada pela Folha, a assessoria de imprensa disse que Haddad não irá se manifestar sobre as declarações do vereador.

O petista disse em sabatina realizada pela Folha/Uol na quinta (26) que, se Tarcísio for eleito, o Palácio dos Bandeirantes será tomado pelo centrão e citou, entre outros nomes, o de Milton.

"O Tarcísio não tem a menor condição de governar este estado, é um estado que ele não conhece. O centrão vai mandar. São Paulo vai cair nas garras do Valdemar Costa Neto [PL], do Milton Leite [União Brasil], que manda hoje na prefeitura e no estado de São Paulo, do Edir Macedo [da igreja Universal do Reino de Deus] e do Republicanos", disse.

A família Leite também tem conduzido milhares de apoiadores aos eventos de Tarcísio e Bolsonaro em São Paulo. No ginásio do Canindé, durante encontro do presidente e do ex-ministro de Infraestrutura com prefeitos e vereadores dos municípios paulistas, além de deputados estaduais, o nome de Milton foi um dos mais ovacionados pelo público.

Algo que os Leites já vinham fazendo anteriormente. Na convenção do PSDB que oficializou a candidatura de Rodrigo, por exemplo, inúmeras faixas estendidas no ginásio do Ibirapuera já enaltecem Milton e seus filhos.

O vereador também roubou a cena na convenção da União Brasil em que oficializou o nome de Soraya Thronicke como sua candidata à Presidência da República. Milton providenciou 80 ônibus para milhares de pessoas, entre apoiadores e cabos eleitorais. Cartazes com fotos da família tinham mais destaque que imagens da própria Soraya.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.