Descrição de chapéu Eleições 2022

Saiba quem ex-presidentes apoiam no 2º turno da disputa presidencial

Dilma, FHC e Sarney estão com Lula, e Collor apoia Bolsonaro; Temer mantém silêncio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Com a proximidade do segundo turno da eleição, a maioria dos ex-presidentes do Brasil passou a se posicionar entre apoios à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) ou a volta de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Palácio do Planalto.

Dilma Rousseff (PT), Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Fernando Collor (PTB) e José Sarney (MDB) anunciaram publicamente suas preferências. Já Michel Temer (MDB) não manifestou apoio no segundo turno da disputa presidencial.

Lula e Bolsonaro - Danilo Verpa/Folhapress e Reprodução/@Flow Podcast no YouTube

A manifestação de personalidades públicas passou a ser um dos focos das campanhas de Lula e Bolsonaro, que tentam se aproximar de governadores, economistas e artistas para conquistar o voto de eleitores indecisos.

Confira quem os últimos cinco ex-presidentes apoiam no segundo turno da disputa presidencial:

Michel Temer

O ex-presidente Michel Temer, 82, decidiu adotar neutralidade na disputa entre Lula e Bolsonaro após circularem notícias de que ele poderia apoiar a reeleição do candidato do PL.

Em nota, Temer disse que aplaudirá a "candidatura que defender a democracia, cumprir rigorosamente a Constituição, promover a pacificação, mantiver as reformas já realizadas no meu governo e propuser ao Congresso Nacional as reformas que já estão na agenda do país".

Aliados do ex-presidente dizem que Temer não apoia Bolsonaro por divergência entre as pautas do presidente e a de familiares mais progressistas do emedebista. Apesar disso, ele não se aproximou de Lula, que já o chamou de "golpista" em um debate.

Os ex-presidentes Michel Temer (MDB), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), José Sarney (MDB) e Dilma Rousseff (PT) durante cerimônia de posse do ministro Alexandre de Moraes na presidência do TSE - Antônio Augusto/Secom/TSE

Dilma Rousseff

Aliada e sucessora de Lula, a ex-presidente Dilma Rousseff, 74, atua diretamente na campanha do petista. A exposição dela na disputa presidencial ganhou força por decisão do próprio Lula, após alas do PT defenderem que Dilma não tivesse posição de destaque.

O temor de aliados de Lula era que a presença de Dilma trouxesse para a campanha a rejeição da petista devido à crise político-econômica que resultou no impeachment em 2016.

Dilma, no entanto, tem participado ativamente de eventos organizados pelo PT em diversas cidades nas últimas semanas, como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e Ipatinga.

Fernando Henrique Cardoso

Três dias após o primeiro turno, Fernando Henrique Cardoso, 91, anunciou publicamente o apoio a Lula na reta final da disputa presidencial.

O ex-presidente publicou nas redes sociais fotos de dois momentos com Lula: uma antiga, em preto e branco, e outra recente. "Neste segundo turno voto por uma história de luta pela democracia e inclusão social", escreveu.

FHC vinha sendo cortejado pelos petistas desde o primeiro turno para anunciar apoio a Lula e ajudar na construção de uma frente ampla contra Bolsonaro. O ex-presidente, no entanto, só tomou a decisão após o resultado das urnas no dia 2 de outubro.

José Sarney

O ex-presidente José Sarney (MDB), 92, anunciou voto em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno da disputa à Presidência, como forma de defender a democracia.

"É voto pela democracia, pela volta ao regime de alternância de Poder, pela busca do Estado de Bem-Estar Social. A diferença é clara", diz Sarney em uma carta divulgada em seu site.

O também ex-senador criticou o atual governo pelo que chamou de ataque sistemático do Executivo contra o Judiciário.

"No mesmo espírito dos que construíram em torno de Tancredo Neves a Aliança Democrática, reunindo um amplo espectro de homens públicos, agora congregamos em torno do Presidente Lula os homens de maior responsabilidade do País para formar uma nova união pela democracia. É a esperança que nos convoca".

No primeiro turno, Sarney apoiou Simone Tebet.

Fernando Collor

O senador e ex-presidente Fernando Collor, 73, é aliado de Bolsonaro e liderou o palanque do presidente em Alagoas durante sua campanha para o governo do estado.

"Meu compromisso é por uma Alagoas forte, desenvolvida, avançada, com respeito a Deus, à pátria, à família, às cores da nossa bandeira e à liberdade", disse Collor na campanha, repetindo mantras do bolsonarismo. Apesar do esforço, Collor ficou em terceiro lugar na disputa, com 14,7% dos votos.

Filiado ao PTB de Roberto Jefferson, Collor participou de eventos oficiais com Bolsonaro e integrou a base do governo no Senado durante toda a gestão do presidente.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.