É falso que Lula parabenizou moradores de Paraisópolis por receber Tarcísio de Freitas com tiroteio

Imagem de tuíte que viralizou é montagem; equipe do PT fala em 'jogo de mentiras'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Não é verdade que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenha parabenizado moradores de Paraisópolis, comunidade na zona sul de São Paulo, por tiroteio durante visita de Tarcísio de Freitas, candidato ao governo paulista pelo Republicanos e adversário do petista Fernando Haddad. O print do tuíte que circula nas redes sociais é uma montagem.

"Quero parabenizar o povo de Paraisópolis pela ação de hoje contra o candidato Tarcísio. É assim que se deve receber um fascista e o tráfico só recebo quem é parceiro #CPX", diz o falso post. Não há registro de Lula ter publicado tal declaração. Procurada, a assessoria de imprensa do PT afirmou se tratar de desinformação. "Infelizmente, o bolsonarismo tem feito um jogo de mentiras em série para enganar a população", disse o órgão.

Tarcísio foi a Paraisópolis na manhã desta segunda-feira (17) para participar da inauguração de um polo universitário na comunidade quando houve um tiroteio. Ninguém de sua equipe se feriu. Um homem de 38 anos morreu.

Tarcísio, homem branco, está na metade esquerda da foto. Usa camisa social, paletó e  gravata. Foto foi tirada levemente de baixo para cima. Do lado direito, em primeiro plano, vários microfones de diferentes veículos de comunicação. Foto a céu aberto.
O candidato ao governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas, em evento em São Paulo - Eduardo Knapp - 14.out.2022/Folhapress

O candidato do Republicanos postou que ele e sua equipe foram atacados por criminosos. Mais tarde, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo afirmou ser "prematuro" dizer que houve um atentado, como circulou nas redes sociais. O próprio Tarcísio descartou a possibilidade de um atentado.

O falso tuíte atribuído a Lula traz ainda a hashtag CPX, referindo-se à abreviação de boné usado pelo candidato à presidência em visita ao Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, em 12 de outubro. Na ocasião, viralizaram conteúdos relacionando a sigla a termo usado por grupos criminosos, o que é mentira —"CPX" é a abreviação de "complexo".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.