Descrição de chapéu Eleições 2022 DeltaFolha

Haddad avançou no interior, mas Tarcísio ampliou vantagem para 3,2 milhões de votos

Fora da Grande SP, petista teve 1,2 milhão de votos a mais que no 1º turno

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O candidato derrotado ao Governo de São Paulo, Fernando Haddad (PT), conseguiu ampliar de 3,5 milhões para 4,7 milhões o número de votos conquistados por ele no interior do estado entre o primeiro e o segundo turno da eleição.

Nas palavras do próprio Haddad após a derrota, o interior paulista é onde o PT "teve mais dificuldade historicamente". A diferença de 1,2 milhão corresponde a um aumento de 35% e contribuiu para o melhor resultado já obtido pelo partido na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes.

Apesar de celebrado pelo PT, o desempenho foi insuficiente para reverter a vantagem confortável de Tarcísio de Freitas (Republicanos), que confirmou a vitória no pleito mesmo perdendo na Grande São Paulo. O vencedor cresceu 31% no interior, de 6,1 milhões para 7,9 milhões de votos entre os dois turnos.

Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT)
Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT) - Bruno Santos e Marlene Bergamo/Folhapress

"O interior de São Paulo veio conosco em grande medida. Muita gente do interior que jamais apertou 13 [número do PT] na vida, e nessa eleição apertou. É o começo de um namoro, e nós vamos conquistar esse povo. Esse diálogo avançou", afirmou Haddad.

Foi apenas a segunda vez que o PT chegou ao segundo turno no estado, palco de uma hegemonia de quase 30 anos do PSDB. Na primeira, em 2002, José Genoino havia alcançado 41,36% dos votos, contra 58,64% do então tucano Geraldo Alckmin, hoje no PSB.

Neste ano, com todas as urnas apuradas, Haddad obteve 44,73%, ante 55,27% de Tarcísio. O governador eleito teve uma vantagem de 2,6 milhões de votos no estado.

O ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL) venceu no interior com 3,2 milhões de votos a mais que o adversário. Na Grande São Paulo, a apuração foi favorável ao petista, com 641 mil votos de diferença.

Proporcionalmente, Tarcísio ampliou sua votação entre os dois turnos em 46% na Grande São Paulo, ante 28% de Haddad.

O crescimento dos dois se deu no vácuo do governador e candidato derrotado à reeleição Rodrigo Garcia (PSDB), terceiro colocado no primeiro turno com 18,40% dos votos.

Proporcionalmente, o maior salto de Tarcísio aconteceu em Santópolis do Aguapeí, na região de Araçatuba, onde Garcia tinha vencido. O ex-ministro obteve 62,58% das preferências na cidade, depois de ter ficado em segundo lugar na primeira rodada, com 28,87%.

Já o maior crescimento de Haddad foi em Trabiju, nos arredores de Araraquara, outra cidade faturada pelo tucano no primeiro turno. O petista também havia ficado em segundo e subiu de 22,50% para 53,72% no município.

Essa vitória de Haddad, porém, foi uma exceção. Com o apoio de Garcia, Tarcísio conseguiu absorver a maioria dos eleitores do tucano e triunfar em 45 das 52 cidades conquistadas pelo atual governador no primeiro turno. Haddad levou apenas sete.

Já nas duas cidades que haviam dado a vitória no primeiro turno para Elvis Cezar (PDT), cada um dos finalistas venceu em uma. Tarcísio levou a melhor em Santana de Parnaíba, e Haddad, em Pirapora do Bom Jesus, ambas na região metropolitana.

Considerando apenas as posições de Tarcísio e Haddad no primeiro turno, o governador eleito conseguiu o maior número de viradas. Ele reverteu o melhor desempenho do petista em 28 cidades e foi derrotado pelo rival em apenas um município onde havia se saído melhor na primeira parte da disputa: São José do Barreiro, no Vale do Paraíba.

No saldo final do segundo turno, Tarcísio foi o mais votado em 566 municípios paulistas, enquanto Haddad venceu em 79. No primeiro turno, triunfaram em 500 e 91 cidades, respectivamente.

A vitória do ex-ministro mostra a força do antipetismo em São Paulo, sobretudo no interior. A candidatura de Tarcísio foi bancada pelo presidente da República e postulante derrotado à reeleição Jair Bolsonaro a despeito de o apadrinhado ter nascido no Rio de Janeiro e vivido em Brasília até o início da corrida eleitoral.

Em São José dos Campos, para onde transferiu seu domicílio eleitoral, o ex-ministro venceu a disputa nos dois turnos, primeiro com 53,45% dos votos válidos e, depois, com 63,46%.

No primeiro turno, Tarcísio viralizou nas redes sociais por uma entrevista em que não soube informar qual era o seu local de votação na cidade. Como mostrou a Folha, ele não morava no endereço indicado como sua residência.

Apesar da derrota inédita na disputa pela reeleição nacional, Bolsonaro confirmou sua influência em São Paulo, com uma vantagem similar à obtida por Tarcísio no pleito estadual. No segundo turno, o presidente obteve 55,24% dos votos paulistas.

Já na capital, tanto Haddad quanto Lula saíram vitoriosos. O resultado foi considerado simbólico para os petistas, em contraste à terceira derrota consecutiva de Haddad nas urnas –tinha perdido a prefeitura para João Doria (PSDB) em 2016 e a Presidência para Bolsonaro em 2018.

Derrotado na capital paulista no pleito nacional de quatro anos atrás, o candidato petista ao governo se redimiu e venceu os dois turnos deste ano na cidade, com 44,38% e 54,41% dos votos válidos para governador, respectivamente.

Lula, por sua vez, obteve na capital paulista 47,54% dos votos no primeiro turno e 53,54% no segundo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.