Assessores recebem aval para acompanhar Bolsonaro nos EUA de 1 a 30 de janeiro

Estão autorizados a viajar com mandatário 4 dos 8 nomeados para assessorá-lo após deixar governo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O governo federal publicou no Diário Oficial da União desta sexta-feira (30) uma autorização para que assessores acompanhem o presidente Jair Bolsonaro (PL) em uma viagem para Miami de 1 a 30 de janeiro.

Estão autorizados a viajar com o mandatário 4 dos 8 nomes que foram nomeados para serem assessores de Bolsonaro após ele deixar o governo.

Bolsonaro participou de cerimônia de posse do ministro Luis Felipe Salomão, no CNJ, em agosto - Gabriela Biló /Folhapress

Questionada, a assessoria do chefe do Executivo não confirmou a ida para Miami. Interlocutores do presidente, porém, têm afirmado que ele irá aos Estados Unidos ainda em 2022 para que Bolsonaro não esteja no Brasil na data da posse do presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O presidente diz a pessoas próximas que não quer passar a faixa presidencial na cerimônia em que o petista assumirá o governo federal.

Pelo despacho, quatro nomes acompanharão Bolsonaro na viagem ao longo de janeiro, sendo cada assessor em um período diferente do mês.

Irá aos Estados Unidos Max Guilherme Machado de Moura, que é subtenente da PM do Rio de Janeiro e uma das pessoas mais próximas do mandatário. Chegou a disputar vaga para deputado federal neste ano, mas obteve 9.489 votos e não foi eleito.

Outro indicado a acompanhar a viagem é Sérgio Cordeiro. Foi na casa dele que Bolsonaro fez suas lives durante as eleições após o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) proibir o presidente de usar seu imóvel funcional para fazer as transmissões. Completam a lista Osmar Crivelatti e Ricardo Dias.

"Resolve autorizar o afastamento do país dos servidores nomeados para compor o apoio a ex-presidentes da República da Diretoria de Gestão de Pessoas da Secretaria Especial de Administração da Secretaria-Geral da Presidência da República, para realizar o assessoramento, a segurança e o apoio pessoal do futuro ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro, em agenda internacional a realizar-se em Miami/Estados Unidos da América, no período de 1º a 30 de janeiro de 2023".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.