Descrição de chapéu Governo Lula

Dilma diz que governo Lula precisa se organizar para ter sustentação e evitar ruptura

Ex-presidente participa da posse de ministros e afirma que novo governo amadureceu com acertos e erros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) defendeu nesta segunda-feira (2) que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva se organize para conseguir apoio a medidas legislativas e políticas com objetivo de ter sustentação e para que não haja rupturas que não consiga enfrentar.

Dilma participou da posse da ministra Esther Dweck (Gestão), realizada no prédio do Ministério do Planejamento, em Brasília. Ela esteve ainda na posse de Alexandre Padilha, na Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.

Em discurso no qual elogiou Dweck, a ex-presidente disse que Lula precisa de apoio político e popular para governar.

Dilma Houssef comparece na posse de Alexandre Padilha como  ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República
A ex-presidente Dilma Rousseff comparece à posse de Alexandre Padilha como ministro pasta de Relações Institucionais; ao lado, José Sarney - @robertostuckertfilho

"Temos de nos organizar para conseguir apoiar que as medidas legislativas e políticas que o governo venha a tomar tenham apoio, tenham sustentação, e que não ocorra nenhuma ruptura que nós não possamos enfrentar", afirmou.

"Porque a gente diz que 'ditadura nunca mais', que daqui pra frente é 'democracia sempre'. 'Democracia sempre' sem uma estrutura de organização popular não se mantém, sinto informar."

Dilma foi condenada por crime de responsabilidade pelas chamadas "pedaladas fiscais e sofreu processo de impeachment em 2016. Ela lembrou da atuação de Dweck e de Sandra Brandão, ex-chefe de gabinete da petista.

"Ela [Sandra Brandão] e a Esther construíram o texto que explicava por que não havia essa questão das pedaladas fiscais", afirmou. "Coisa muito estranha que acontece neste país que eu sofro impeachment pelo Senado, porque é o Senado que aprova, e, ao mesmo tempo, tenho minhas contas seis anos depois aprovadas."

Dilma disse ainda que o terceiro mandato de Lula vai precisar reconstruir o Estado nacional. "40 anos de neoliberalismo que destrói o aparelho do Estado tornam o país uma nação incapaz de enfrentar pandemias desse porte [Covid-19]", afirmou. "O Lula é um grande gestor. Eu sou uma pessoa que pode testemunhar isso."

Na avaliação de Dilma, o terceiro governo de Lula é um governo que "amadureceu ao longo do tempo, que amadureceu com seus acertos e com os seus erros. Mas acho que amadureceu muito com os seus acertos."

"Nós não somos um governo qualquer. Nós somos um governo que sabe governar o Brasil."

Na posse de Padilha, Dilma foi ovacionada pelos presentes. O público respondeu com "Dilma guerreira da pátria brasileira" quando Padilha disse que a volta do governo do PT é "uma reparação histórica das injustiças", em referência ao impeachment da ex-presidente.

Durante o governo Dilma, Padilha foi ministro da Saúde e criou o programa Mais Médicos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.