Descrição de chapéu ataque à democracia

Secretário do DF disse antes de invasão ter negociado com golpistas entrada pacífica na Esplanada

Em áudio enviado a governador do DF, número 2 de Anderson Torres afirma que estava 'tudo tranquilo'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Pouco antes da invasão e da destruição da sede dos Três Poderes, o secretário de Segurança Pública em exercício do Distrito Federal enviou mensagens ao governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmando que estava "tudo tranquilo", e que a manifestação era "totalmente pacífica".

No áudio, Fernando de Sousa Oliveira diz que a secretaria negociou com os manifestantes que estavam acampados em frente ao quartel-general do Exército para que eles fossem até a Esplanada dos Ministérios de forma "pacífica" e "organizada".

Manifestantes promovem vandalismo na praça dos Três Poderes - Antonio Cascio/Reuters

O secretário afirma ainda que os policiais tinham combinado de acompanhar o grupo durante a caminhada entre o QG do Exército e a Praça dos Três Poderes, onde estão o Congresso, o Palácio do Planalto e o STF (Supremo Tribunal Federal). O percurso tem aproximadamente 8 km.

O delegado diz também que aproximadamente 150 ônibus estavam no Distrito Federal. Segundo ele, a inteligência do GDF estava monitorando a situação e não havia "nenhum informe de questão de agressividade". A informação foi divulgada pelo portal Metrópoles e confirmada pela Folha.

"Governador, [vou] passar o último informe, do meio-dia, para o senhor. Tudo tranquilo. Os manifestantes estão descendo do SMU [Setor Militar Urbano], controlado, escoltado pela polícia. Tivemos uma negociação para eles descerem de forma pacífica, organizada, acompanhada. Toparam", diz.

"Está um clima bem tranquilo, bem ameno. Uma movimentação bem suave. E a manifestação totalmente pacífica. Até agora. Nossa inteligência está monitorando e não há nenhum informe de questão de agressividade, ligada a esse tipo de comportamento."

O delegado Fernando de Sousa Oliveira é o número dois da pasta, mas está à frente da secretaria porque o antigo titular, Anderson Torres, passa férias nos Estados Unidos. Anderson Torres foi exonerado neste domingo (8) após a destruição dos prédios públicos.

Fernando de Sousa Oliveira foi procurado pela reportagem, mas não houve retorno. A Folha também perguntou à assessoria de Ibaneis Rocha qual foi a resposta dele à mensagem do secretário, mas não houve resposta.

O governador gravou um vídeo para pedir desculpas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e aos presidentes dos demais Poderes pelos atos de terrorismo. "Não acreditávamos em momento nenhum que essas manifestações tomariam as proporções que tomaram", disse.

Íntegra da transcrição do áudio enviado pelo secretário de Segurança do DF em exercício

"Governador, bom dia. Delegado Fernando falando. Governador, [vou] passar o último informe, do meio-dia para o senhor. Tudo tranquilo. Os manifestantes estão descendo do SMU [Setor Militar Urbano], controlado, escoltado pela polícia. Tivemos uma negociação para eles descerem de forma pacífica, organizada, acompanhada. Toparam. Não precisou conter lá em cima ônibus. É um ou outro ônibus que vai descer. Se descer perto da rodoviária, eles desembarcam ali na alça leste e seguem acompanhados pela Polícia Militar. Está um clima bem tranquilo, bem ameno. Uma movimentação bem suave. E a manifestação totalmente pacífica. Até agora. Nossa inteligência está monitorando e não há nenhum informe de questão de agressividade, ligada a esse tipo de comportamento. Esse é o último informe para o senhor. Tem aproximadamente 150 ônibus já no DF, mas todo mundo de forma ordeira e pacífica. No final da tarde eu passo outro informe para o senhor."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.