Rosa Weber reabre o STF, diz que golpistas serão punidos e vê democracia inabalável

Declaração foi dada na abertura do ano Judiciário, na primeira sessão do STF após o ataque golpista de 8 de janeiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Rosa Weber, abriu o ano judiciário de 2023 com um discurso com recados aos golpistas que depredaram as sedes dos três Poderes em 8 de janeiro, a quem chamou de "inimigos da liberdade", prometeu responsabilizar a todos e disse que a democracia "permanece inabalável".

A declaração foi dada durante o seu discurso na sessão solene de abertura das atividades, nesta quarta (1º). Esta foi a primeira sessão realizada no tribunal após a destruição do seu prédio principal por golpistas que apoiam o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

"Possuídos de ódio irracional, quase patológico, os vândalos, com total desapreço pela república e imbuídos da ousadia da ignorância, destroçaram bens públicos sujeitos a proteção especial, como
os tombados pelo patrimônio histórico, mobiliário, tapetes e obras de arte", disse.

Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal
Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal - Pedro Ladeira/Folhapress

A ministra também afirmou que os golpistas "em sanha deplorável estilhaçaram vidraças, espelhos e luminárias, quebraram painéis, bancadas e mármore, rasgaram retratos e livros, destruíram equipamentos digitais e de áudio e vídeo, câmeras, computadores e impressoras, engendrando um cenário de caos a provocar sentimento de profunda repulsa diante de tamanha indignidade."

"Mas advirto. Não destruíram o espírito da democracia. Não foram e jamais serão capazes de subvertê-lo porque o sentimento de respeito pela ordem democrática continua e continuará a iluminar as mentes e os corações dos juízes desta Corte Suprema, que não hesitarão em fazer prevalecer sempre os fundamentos éticos e políticos que informam e dão sustentação ao Estado democrático de Direito", disse a ministra.

A presidente da corte fez um discurso de cerca de 30 minutos e foi aplaudida e mais de um momento, sobretudo quando falou sobre punições aos golpistas. Ao fim do discurso, a ministra se emocionou e embargou a voz.

"Os que a conceberam [a violência], os que a praticaram, os que a insuflaram e os que a financiaram serão responsabilizados com o rigor da lei nas diferentes esferas. Só assim se estará a reafirmar a ordem constitucional, sempre com observância ao devido processo legal, resguardadas, a todos os envolvidos, as garantias do contraditório e da ampla defesa, como exige e prevê o processo penal de índole democrática", afirmou.

Há inquéritos no Supremo para apurar os atos golpistas de 8 de janeiro, com investigações separadas para apurar financiadores, executores e "autores intelectuais". Além disso, já são mais de 200 presos pelos atentados à sede dos três Poderes e ocorreram diversas operações de busca e apreensão.

Também participaram da solenidade os presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do Senado Federal, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Em seu discurso, o presidente da OAB, Beto Simonetti, disse que a entidade "tem acompanhado o desenrolar dos processos, para cobrar a responsabilização dos culpados", mas também "o respeito ao devido processo legal, ao contraditório e às prerrogativas da advocacia".

"Não importa quem é o denunciado ou qual é a acusação. Todos são iguais perante a lei e devem ter acesso ao devido processo legal", afirmou.

Rosa Weber olha peças quebradas no ataque do dia 8 - Gabriela Biló/Folhapress

No início da tarde, ministros da corte participaram de um abraço coletivo ao prédio principal do STF. Eles deram as mãos aos servidores do tribunal e circularam ao redor do prédio.

Estavam no evento a presidente, Rosa Weber, e os ministros Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Cármen Lúcia, Kassio Nunes Marques e André Mendonça —os dois últimos foram indicados ao Supremo pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

Rosa recebeu de presente dos servidores uma cruz de mármore feita dos escombros do ataque ao STF. O mármore era das peças que sustentavam estátuas de bustos de juristas que ficavam em um dos salões do edifício.

"É uma maravilha, é uma beleza, é uma felicidade tê-lo [o Supremo Tribunal Federal] reconstituído, como nós o temos hoje. Isso graças ao trabalho coletivo de vocês, nossos servidores, nossos colaboradores e, por óbvio, nossos queridos ministros —e eu [risos]. Nós, todos juntos", afirmou a ministra.

"Essa é uma data de reconstrução e uma data de reconstituição, é uma data de vida e de prevalência do Estado democrático de Direito e da democracia. Esse é o abraço mais lindo que eu vi em toda a minha vida, que já se faz longa", afirmou.

Na abertura dos trabalhos do STJ (Superior Tribunal de Justiça), a presidente da corte, Maria Thereza de Assis Moura, também mencionou os ataques do último dia 8 em seu discurso.

"Se as agressões ocorridas no dia 8 de janeiro chocaram a nação, elas tiveram, por outro lado, o efeito de revelar o quão sólido é o vínculo das nossas instituições e do povo brasileiro com a democracia", afirmou Maria Thereza.

"Que os acontecimentos reforcem a solidariedade e o senso de união em favor dos interesses supremos do país, e fortaleçam ainda mais o compromisso com o Estado democrático de Direito", disse a ministra.

"Acima de tudo, estejamos unidos —a sociedade, o Judiciário, o Legislativo e o Executivo— na tarefa de construir as bases de um país justo, solidário e que promova o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, gênero, cor, idade ou quaisquer outras formas de discriminação, como orienta a nossa Constituição."

Após o abraço, aconteceu a primeira sessão de julgamentos do ano. A partir desta quarta, os ministros voltarão às sessões de julgamento do plenário físico, que acontecem às quartas e quintas-feiras.

Rosa deixou para este semestre em que retoma as atividades temas que questionam o poder do Ministério Público Federal e do procurador-geral da República, Augusto Aras.

Na seara econômica, como mostrou a Folha, está pautado o julgamento para definir se trabalhadores têm direito a uma correção monetária maior dos valores depositados no FGTS. O impacto da mudança para o fundo é calculado em mais de R$ 300 bilhões.

Plenário do Supremo Tribunal Federal; com imagem após o ataque e nesta quarta-feira com a restauração
Plenário do Supremo Tribunal Federal; com imagem após o ataque e nesta quarta-feira com a restauração - Pedro Ladeira e José Marques/Folhapress

A presidente da corte, que tem um perfil discreto e prefere que o STF não seja o foco das atenções por polêmicas, deixou de fora temas que podem causar acirramento de ânimos contra o tribunal, cuja sede foi a mais depredada durante os ataques do último dia 8.

Imagens do circuito interno do STF do momento dos ataques mostraram a Polícia Militar do Distrito Federal cedendo à passagem de manifestantes que invadiram a sede da corte e incapaz de repelir a depredação dos principais setores do prédio.

A invasão começou por volta das 15h30, com a segurança interna do Supremo tentando conter a multidão que entrou na Praça dos Três Poderes sem ser barrada. Muitos estavam com máscaras e luvas e ignoraram as bombas de gás e de pimenta lançados pela Polícia Judicial.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.