Senado refaz quadros danificados no 8/1, e Renan Calheiros ganha cabelo

Artista plástico Urbano Villela disse à reportagem que atendeu ao pedido da assessoria do senador

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) ganhou um pouco mais de cabelo na segunda versão de um dos quadros feitos pelo Senado para a galeria de ex-presidentes da Casa. Os dois retratos do senador como presidente da Casa foram rasgados nos ataques golpistas de 8 de janeiro e precisaram ser completamente refeitos.

O artista plástico Urbano Villela, responsável pelas obras, relatou à Folha que foi a assessoria de Renan quem pediu para que o emedebista ficasse com mais cabelo em um dos quadros novos.

0
Retrato danificado de Renan Calheiros na galeria de ex-presidentes do Senado e versão feita após ataques do 8 de janeiro - Jefferson Rudy - 8.jan.23/Agência Senado e Thaísa Oliveira - 24.mai.23/Folhapress

"De fato [ele está com mais cabelo]. Isso é comum, não chega a ser nada de especial. De certa forma, é até esperado. A minha expectativa como pintor dificilmente coincide por completo com a expectativa do retratado", disse.

"Então é normal que se faça essas alterações. O normal é a assessoria do senador [solicitar]. [A assessoria] que se encarrega de fazer esses pedidos quando há necessidade de mudança de um detalhe importante", completou.

O implante capilar feito por Renan em 2013 levou a FAB (Força Aérea Brasileira) ao centro de uma polêmica. O senador usou uma das aeronaves para viajar ao Recife (PE), onde fez a cirurgia para implantar 10 mil fios de cabelo. Após a repercussão negativa, ele devolveu o dinheiro aos cofres públicos.

Com duas passagens pela presidência do Senado —a primeira entre 2005 e 2007 e a segunda entre 2013 e 2017, quando emendou dois mandatos—, o alagoano tem dois retratos na galeria de ex-presidentes do Senado. O primeiro deles, portanto, retratava o senador antes do implante capilar.

A assessoria de Renan foi procurada pela Folha para comentar a mudança na pintura, mas não quis comentar.

Retrato danificado de Renan Calheiros na galeria de ex-presidentes do Senado e versão feita após ataques do 8 de janeiro - Pedro França - 9.jan.23/Agência Senado // Thaísa Oliveira - 24.mai.23/Folhapress

Nesta quarta (24), o Senado repôs os cinco quadros danificados no 8 de janeiro —dois de Renan, dois do ex-presidente José Sarney e um de Ramez Tebet, pai da ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB)— e incluiu dois novos, do presidente atual, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e do ex-presidente Davi Alcolumbre (União Brasil-AL).

Durante a revelação das obras, Alcolumbre afirmou, em tom de piada, que o retrato dele estava mais bonito que o do ex-senador Eunício Oliveira (MDB-CE), que acompanhava a solenidade no Museu do Senado na primeira fila. Eunício hoje é deputado federal.

Além dos quadros de Renan, Urbano Villela também pintou do zero um dos retratos de Sarney e o de Ramez Tebet. O outro quadro de Sarney que estava na galeria do Senado foi restaurado de forma voluntária pelo gerente de restauro do STF (Supremo Tribunal Federal), Marcos Antonio de Faria.

Urbano Villela contou que ficou aliviado quando soube que apenas cinco quadros tinham sido vandalizados durante a invasão do Congresso.

"Eu me tranquilizei porque [para] refazer um trabalho dessa natureza —são quase 80 telas—, eu levaria muitos anos. Talvez eu não tivesse mais condições de refazer esse trabalho", disse o artista à reportagem.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.