Descrição de chapéu LGBTQIA+

Deputadas trans e líder indígena integram lista de 100 lideranças do futuro da Time

Erika Hilton e Duda Salabert foram indicadas na categoria de líderes, e Txai Suruí está na de defesa de direitos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As deputadas federais Erika Hilton (PSOL-SP) e Duda Salabert (PDT-MG) e a líder indígena Txai Suruí integram a Time100 Next, lista da revista Time que elenca cem lideranças em ascensão pelo mundo.

A lista, divulgada nesta semana, é dividida em cinco categorias —artistas, "fenômenos", inovadores, líderes e defensores de direitos. Enquanto Hilton e Salabert integram a lista de líderes, Suruí está entre os defensores de direitos.

As deputadas federais Erika Hilton (PSOL-SP) e Duda Salabert (PDT-MG)
As deputadas federais Erika Hilton (PSOL-SP) e Duda Salabert (PDT-MG) - Marlene Bergamo - 12.ago.23/Folhapress

Para a Time, as duas deputadas federais, que são as primeiras parlamentares transexuais do Brasil, passaram por uma série de ameaças de morte e discursos de ódio em busca de maior espaço na política, mas não deixaram que essa realidade as limitasse e impedisse de chegar ao Congresso.

A líder indígena de 26 anos, que é colunista da Folha, recebeu destaque por seu trabalho contra os excessos cometidos pelo Brasil em temáticas como o meio ambiente, invasão ilegal de terras e as mudanças climáticas.

Nas redes sociais, Hilton, 30, e Salabert, 42, agradeceram a indicação. Elas afirmaram buscar mudar a representação política e mostrar que pessoas transexuais existem e merecem dignidade.

Suruí afirmou ver o ingresso no ranqueamento como o reconhecimento de seu trabalho e de sua luta. "Apesar dos tempos terem mudado, os nossos desafios ainda são muito grandes. E a gente tem uma batalha pela frente para defender a nossa floresta, construir e fortalecer os nossos direitos", disse a líder indígena.

"É necessário o apoio de todos, porque a luta contra a crise climática, a luta pelos direitos humanos, é uma luta de todos nós."

A liderança indígena e colunista da Folha, Txai Suruí
A liderança indígena e colunista da Folha, Txai Suruí - Mauro Pimentel - 2.mai.23/AFP

A Time100 Next é elaborada, segundo a publicação americana, para contar histórias inspiradoras, criando novas possibilidades para milhões de pessoas que hoje demandam mais espaço na sociedade.

As três lideranças não são as primeiras brasileiras a figurar no ranking. Em 2021, a cantora Anitta esteve na lista, na categoria de artistas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.