Descrição de chapéu Livros jornalismo mídia

Jornalista Fernando Mitre lança livro sobre debates eleitorais desde redemocratização

Diretor de jornalismo da Band relata história e bastidores dos embates na televisão a partir dos anos 1980

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O diretor de jornalismo da Rede Bandeirantes, Fernando Mitre, lança nesta quinta-feira (26) o livro "Debate na Veia – Nos Bastidores da Tevê, a Democracia no Centro do Jogo", relatando histórias de debates eleitorais televisivos.

A obra traz bastidores e momentos dos embates transmitidos pela Band que Mitre organizou e acompanhou desde a redemocratização do país, nos anos 1980.

O diretor nacional de jornalismo da Rede Bandeirantes, Fernando Mitre, em evento na Livraria da Vila, em São Paulo
O diretor nacional de jornalismo da Rede Bandeirantes, Fernando Mitre, em evento na Livraria da Vila, em São Paulo - Marcus Leoni - 10.jun.19/Folhapress

O livro aborda o contexto brasileiro desde pouco antes do golpe de 1964 e da ditadura militar até o embate entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) nas eleições passadas, disse o jornalista em publicação feita nas redes sociais da editora Letra Selvagem.

Para ele, a ideia central do livro é a democracia e a necessidade de destacar seu valor ao país.

Dentre algumas histórias estão a quase desistência da participação de Bolsonaro na véspera do primeiro debate do segundo turno, em 2022, organizado em parceria entre Band, Folha, UOL e TV Cultura e com o formato de banco de minutos para os debatedores.

Outro momento relatado é a transferência do encontro dos presidenciáveis em 2010 para Belo Horizonte como forma de viabilizar a presença de Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (à época, no PV).

O antropólogo Roberto Da Matta, que assina o prefácio do livro, afirma que Mitre relembra as situações mais emocionantes e pitorescas dos debates eleitorais, mostrando ainda o aprendizado que obteve na cobertura política diante dos 60 anos de experiência na área.

"Ele [o livro] demonstra a possibilidade tão criteriosamente relembrada por Fernando Mitre de escolher a isenção. Escolha difícil, sem dúvida, opção que neste Brasil de hoje parece impossível, mas que surge em toda a sua integridade moral nos bastidores deste livro."

Livro "Debate na Veia - nos Bastidores da TV - a Democracia no Centro do Jogo", de Fernando Mitre
Livro "Debate na Veia - nos Bastidores da TV - a Democracia no Centro do Jogo", de Fernando Mitre - Kotter Editorial

Nascido em Minas Gerais, Mitre iniciou a carreira no jornal Correio de Minas, em 1963, como repórter. Passou pelo Diário de Minas e o semanário O Binômio, também mineiro. Depois, passou a integrar o paulista Jornal da Tarde, onde se tornou diretor de Redação.

Foi convidado para trabalhar na Band em 1989, onde está até hoje. Foi o responsável por produzir e organizar o debate da emissora em seu ano de estreia, primeiro na história da TV brasileira entre candidatos à Presidência. Desde então, acompanhou mais de 30 embates eleitorais no canal.

Além de diretor nacional de jornalismo da rede desde 1999, Mitre é comentarista político do Jornal da Band e entrevistador do programa Canal Livre.

O lançamento do livro ocorrerá a partir das 18h desta quinta-feira no Teatro Áureo Cruz, no CPP (Centro do Professorado Paulista), avenida da Liberdade, 928, na capital paulista.

No local, está prevista uma sessão de autógrafos e uma mesa de debates mediada pelo jornalista Boris Casoy com o diretor de Redação da Folha, Sérgio Dávila, os jornalistas Luis Nassif e José Nêumanne Pinto, e os professores Loretana Paolieri Pancera e Fernando Schüler.

Debate na Veia – Nos Bastidores da Tevê, a Democracia no Centro do Jogo

  • Preço R$ 90
  • Autoria Fernando Mitre
  • Editora Letra Selvagem e Kotter Editorial
  • Páginas 312
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.