Série de reportagens da Folha vence categoria do Prêmio IREE de Jornalismo

Material mostrou como as emendas parlamentares e o uso político de estatais distorcem acesso a água

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A série "Política da Seca", da Folha, conquistou a categoria Política do prêmio IREE de Jornalismo. As reportagens revelaram como o uso de emendas parlamentares e o loteamento de órgãos federais, em especial a Codevasf, tem aprofundado a desigualdade do acesso à água no semiárido brasileiro.

Agricultor pega água em rio quase seco em Alagoas
Agricultor pega água em rio quase seco em Alagoas - Eduardo Knapp/Folhapress

O prêmio é oferecido pelo Instituto para a Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE), organização voltada ao aperfeiçoamento da interação entre os setores público e privado.

A Folha percorreu cinco estados do Nordeste e flagrou um contraste entre as áreas ignoradas e as abastadas em equipamentos de convivência com a seca.

Os recursos chegam em abundância para áreas indicadas por deputados e senadores, e não obrigatoriamente em regiões de maior necessidade.

Já moradores ignorados pelas emendas e pelas estatais são obrigados a fazer longas caminhadas diárias até um açude ou rio ou precisam escolher entre a compra de comida e um garrafão de água.

A série de reportagens é assinada pelos repórteres Artur Rodrigues, Cristiano Martins, Flávio Ferreira, João Pedro Pitombo e Renata Moura, teve trabalho audiovisual de Eduardo Knapp, Mathilde Missioneiro, Henrique Santana e Pedro Labigalini e infografias de Augusto Conconi, Nicholas Pretto e Luciano Veronezi.

O jornal O Estado de S. Paulo venceu na categoria principal com a série sobre a tentativa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de recuperar um conjunto de joias presenteadas pela Arábia Saudita, em reportagens de Adriana Fernandes e André Borges.

Na categoria Economia e Negócios, a vencedora foi a reportagem "O que a farmácia sabe sobre mim?", do UOL, de autoria de Amanda Rossi.

A premiação também homenageou a jornalista Renata Lo Prete e o fotojornalista Evandro Teixeira.

Os vencedores foram escolhidos pela comissão julgadora formada por Camila Mattoso, diretora da sucursal de Brasília da Folha; Alex Ribeiro, do jornal Valor Econômico; Bernardo Mello Franco, do jornal O Globo; Luciana Garbin, do jornal O Estado de S. Paulo; e Rachel Gamarski, da Bloomberg.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.