Descrição de chapéu jornalismo mídia

Unesco recebe Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa

Agência foi premiada pela relevância do trabalho em proteger liberdade de expressão e segurança de jornalistas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A ANJ (Associação Nacional de Jornais) concedeu nesta quinta-feira (30) o Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa de 2023 à Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e ao seu Programa de Liberdade de Expressão e Segurança a Jornalistas.

Segundo a ANJ, a entidade foi premiada por sua atuação na defesa da liberdade de expressão e na segurança de profissionais de comunicação.

Imagem mostra laptop ligado sendo usado por uma pessoa, da qual aparecem apenas as mãos. Com uma delas digita no teclado, com a outra utiliza celular
Unesco recebe prêmio da ANJ por atuação na defesa da liberdade de expressão e na segurança de profissionais de comunicação - Adobe Stock

"Promover e proteger a liberdade de imprensa é um empenho coletivo, especialmente em momentos desafiadores, quando cada ação é importante para resistir a ataques a estes direitos humanos fundamentais", afirmou Tawfik Jelassi, diretor-geral adjunto de Comunicação e Informação da Unesco, em vídeo transmitido na cerimônia.

Ele destacou que não pode haver livre trânsito de informação sem a segurança de jornalistas e disse que a liberdade de expressão está sob ameaça.

"Dados recentes revelam que 85% da população mundial sofreu um declínio em sua liberdade de expressão nos últimos cinco anos. Isso é alarmante e inaceitável", afirmou.

O prêmio foi entregue na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), em São Paulo.

De acordo com Marcelo Rech, presidente-executivo da ANJ, a escolha da agência reflete uma crescente preocupação com relação a ameaças ao jornalismo e ao fenômeno da desinformação.

O prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa tem como objetivo homenagear aqueles que se destacaram no último ano na defesa da liberdade de imprensa.

Em 2022, a homenageada foi Taís Gasparian, advogada da Folha e cofundadora do Instituto Tornavoz, associação que promove defesa jurídica àqueles processados por manifestações de pensamento e expressão.

Em 2021, o prêmio foi dedicado à iniciativa de checagem Projeto Comprova e ao Consórcio de Veículos de Imprensa integrado por Folha, UOL, O Globo, G1, Extra e O Estado de S. Paulo, voltado à apuração de informações relacionadas à pandemia da Covid-19.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.