Descrição de chapéu Rio de Janeiro Eleições 2024

Base de Eduardo Paes salva contas de Crivella na Câmara do Rio de olho em 2024

Prefeito busca garantir apoio do Republicanos, sigla do ex-prefeito e adversário político

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

A base do prefeito Eduardo Paes (PSD) na Câmara Municipal do Rio de Janeiro agiu em conjunto nesta terça-feira (12) para aprovar as contas do ex-prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), rival político do atual mandatário, de olho nas eleições do ano que vem.

A movimentação, com aval de Paes, foi feita para evitar atrito com o Republicanos, potencial aliado do prefeito em sua futura candidatura à reeleição.

Marcelo Crivella (Republicanos) e Eduardo Paes (PSD) durante a transição na Prefeitura do Rio de Janeiro, no Palácio da Cidade, em 2016 - Yasuyoshi Chiba - 18.nov.16/AFP

Os vereadores votaram contra a rejeição das contas da gestão Crivella de 2019 e 2020, recomendada pelo TCM (Tribunal de Contas do Município) e pela Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização da Câmara.

A decisão foi tomada com 34 votos contra o parecer da comissão em relação às contas de 2019, mínimo de votos necessários, e 36 referente a 2020.

Entre os que votaram contra a rejeição das contas de Crivella está o presidente da Câmara, Carlo Caiado (PSD), próximo a Paes e que só se posiciona em disputas apertadas no plenário.

As principais irregularidades apontadas foram o não pagamento de precatórios e parcelas da dívida com o BNDES, gerando um prejuízo de R$ 25 milhões.

As críticas a Crivella se resumiram aos vereadores do PSOL e a Pedro Duarte (Novo), pré-candidato à prefeitura.

"O prefeito, depois de tanto reclamar da herança maldita, deixou a votação rolar dessa forma", disse Duarte.

Nenhum vereador do PSD se manifestou na tribuna. A defesa do ex-prefeito coube aos vereadores do Republicanos e ao vereador Edson Santos (PT), cuja sigla tem três secretarias na gestão Paes.

"O governo Crivella foi ruim. Não chegou à população as politicas públicas que melhorariam a vida das pessoas. Ele foi julgado pelo povo e rejeitado pela população em 2020. Esse é o julgamento que nos interessa", disse Santos.

Em nota, a defesa do ex-prefeito afirmou que Eduardo Paes agiu em favor de Crivella para evitar que "os inovadores critérios na valoração das ações de governo" fossem "usados para aferir a atuação da atual gestão".

Negou também as irregularidades apontadas pela comissão. Disse que a Justiça autorizou o não pagamento de precatórios e a suspensão na cobrança de multas pela inadimplência junto ao BNDES.

O movimento Paes em favor de Crivella ocorre num momento em que o prefeito vê a ampliação de sua aliança ameaçada pela pré-candidatura do deputado Alexandre Ramagem (PL), com apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do governador Cláudio Castro (PL).

A equipe de Castro tem agido para cobrar dos partidos de sua base apoio a Ramagem, incluindo a União Brasil e o Republicanos, todos com cargos também na prefeitura de Paes. O prefeito busca, assim, demonstrar fidelidade aos aliados da sigla ligada à Igreja Universal, da qual Crivella é líder.

A rejeição das contas de Crivella, além do desgaste político, poderia levar o ex-prefeito à inelegibilidade, em razão da Lei da Ficha Limpa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.