Descrição de chapéu Eleições 2024

Kassab anuncia apoio a Nunes após ampliar poder do PSD em SP sob Tarcísio

Chefe do partido participou de evento com o pré-candidato à reeleição neste sábado, na zona leste

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O secretário estadual do Governo, Gilberto Kassab (PSD), anunciou neste sábado (23) o apoio do PSD à reeleição do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), na eleição de 2024.

Kassab esteve com Nunes na Comunidade Murumbizinho, na zona leste da cidade, em evento da prefeitura sobre obras de pavimentação e contra enchentes.

Kassab apoia Nunes
Ricardo Nunes com Gilberto Kassab em evento neste sábado (23), em São Paulo - Alexandre Neto/Divulgação

Em entrevista coletiva após o evento, Kassab elogiou o prefeito e disse que o PSD "não teve muitas dificuldades para chegar no nome do Ricardo". "A gente percebe a prefeitura presente, a prefeitura sabendo entender as prioridades da cidade."

Além do PSD, Nunes busca apoio para a reeleição com outras siglas e nomes, como o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O chefe do PL, Valdemar da Costa Neto, disse nesta semana que a aliança está definida. Bolsonaro, porém, sinalizou há duas semanas que pode apoiar Ricardo Salles, deputado federal pelo PL —que precisaria trocar de partido.

Ricardo Nunes disse neste sábado que ainda prevê o apoio do União Brasil, Podemos, Cidadania, PSDB, Republicanos e PP, em "uma frente bastante grande".

Questionado sobre a possibilidade de Marta Suplicy, ex-prefeita e secretária de Relações Internacionais de seu governo, se candidatar como vice-prefeita na chapa de Guilherme Boulos (PSOL), Nunes afirmou que acha pouco provável que isso aconteça. "Não tem sentido alguém que está no governo durante três anos ter uma atitude dessa. Não é o perfil da Marta."

Sobre Ricardo Salles, o pré-candidato à reeleição afirmou que o deputado "faz um barulho na rede social", mas que estaria disposto a conversar para trazê-lo para sua chapa.

Prefeito de São Paulo de 2006 a 2012, Kassab tem recebido críticas com o avanço do partido sobre prefeituras no estado. Segundo integrantes de outras siglas aliadas ao governador Tarcísio, ele tem usado a máquina pública em benefício do partido. O secretário estadual nega.

Na terça-feira (19), Tarcísio afirmou que pode não apoiar nenhum candidato na eleição municipal se isso implicar fazer oposição a Bolsonaro.

"O que vocês podem esperar é que eu nunca vou me colocar contra o Bolsonaro em decisão nenhuma, não vou me envolver em campanhas eleitorais onde tiver bola dividida, onde tiver candidatos do nosso mesmo campo não faz sentido", afirmou em evento de balanço da gestão, no Palácio dos Bandeirantes.

Nunes apareceu em segundo lugar em pesquisa do Datafolha feita em agosto, com 24% das intenções de voto. Guilherme Boulos foi o mais citado pelos entrevistados, com 32%.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.