Descrição de chapéu Governo Tarcísio

Tarcísio sinaliza não apoiar Nunes, enaltece seu papel na oposição e repete frase sobre pinguim

Governador defende aumento do transporte, admite que segurança precisa melhorar e se compara a 'pinguim de Madagascar'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) indicou nesta terça-feira (19) que não irá contra Jair Bolsonaro (PL) na eleição municipal de 2024, enalteceu seu papel na oposição ao governo Lula (PT) e mais uma vez comparou a si mesmo com um pinguim do filme "Madagascar".

Em evento de balanço de um ano da gestão, no Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi (zona oeste), Tarcísio foi questionado se o seu apoio nas eleições do ano que vem depende de Bolsonaro.

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) espera adesão do governador, mas o ex-presidente demonstra afastamento dele e sinalizou possível apoio ao deputado federal Ricardo Salles (PL).

Governador Tarcísio de Freitas durante balanço de um ano do governo
Governador Tarcísio de Freitas durante balanço de um ano do governo - Eduardo Knapp/Folhapress

A resposta do governador sugere que ele pode não entrar em campanha alguma, para não se opor a Bolsonaro.

"O que vocês podem esperar é que eu nunca vou me colocar contra o Bolsonaro em decisão nenhuma, não vou me envolver em campanhas eleitorais onde tiver bola dividida, onde tiver candidatos do nosso mesmo campo não faz sentido", disse.

O governador, que definiu Bolsonaro como o grande líder da direita, afirmou conversar com o governo Lula sobre projetos em comum, mesmo que não haja "alinhamento político ou convergência de ideias". Segundo ele, "a visão de um governo de esquerda é diferente da de um governo liberal".

Tarcísio não quis comentar declaração de Lula sobre o não comparecimento dele a evento na zona leste no último final de semana, quando o presidente assinou contrato de obra para empreendimento habitacional e abriu palanque para o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), que será apoiado pelo petista na disputa para a Prefeitura de São Pulo.

"Eu sou o governador de oposição que todo mundo queria, eu não fico criticando, não fico no Twitter, na rede social, eu trabalho", disse Tarcísio.

Ainda sobre a relação com o bolsonarismo, ele afirmou que não se incomoda com deputados estaduais bolsonaristas independentes em relação ao governo paulista, por considerar que a maioria das pautas da gestão converge com a desses parlamentares.

Na entrevista desta terça, ele afirmou não estar satisfeito com a situação da segurança e que há o que melhorar. Também defendeu a decisão de aumentar a tarifa de trens e metrô, diferentemente e Nunes, que congelou a dos ônibus. "Não dá para ficar eternamente sem reajuste, isso é inviável, é impossível", disse.

Antes da entrevista, Tarcísio fez um discurso citando detalhes da gestão. Logo na abertura de seu discurso, ele se comparou a um pinguim de "Madagascar", como já fez em outras ocasiões, em uma referência ao filme com cena que ficou conhecida pela expressão "apenas sorriam e acenem".

"No início do ano, fizemos um pacto que eu iria ser o que sempre quis ser, um grande pinguim de Madagascar. Então, o que me cabe, sorrir e acenar. E os secretários trabalham, secretários fazendo o resto", disse.

Tarcísio fez uma detalhada descrição dos principais programas de cada área, destacando novidades em relação ao que vinha sendo feito no estado.

A um auditório lotado de políticos e membros do governo Tarcísio citou alguns problemas antigos no estado e deixou de lado os que surgiram durante sua gestão.

Um dos pontos, por exemplo, foi a construção do Rodoanel Norte, obra marcada por atrasos que foi descrita por ele como "uma chaga do estado".

Durante o discurso, Tarcísio brincou sobre as marteladas no leilão da concessão do Rodoanel. "Confesso que exagerei nas batidas do martelo, mas é o entusiasmo", brincou.

Na segurança, o governador também prometeu trabalhar pela mudança da legislação do país, com o objetivo de combater a reincidência nos criminosos.

Tarcísio tocou no tema da dependência química e definiu como um sucesso o Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas. Apesar da fala do governador, a cidade de São Paulo convive com problemas de segurança causados pela cracolândia itinerante no centro da capital, causando fechamento de comércios.

O governador também citou na saúde a necessidade de fazer "uma grande reorganização na casa", referindo-se à área da saúde e ao legado da pandemia. Nesse caso, ele citou mutirões de cirurgia que têm sido implantados.

Na educação, área em que a gestão teve episódio da produção de material didático com erros, Tarcísio exaltou projeto de cursos de idiomas para estudantes e a implantação de vestibular seriado para acesso a universidades paulistas.

O governador também prometeu acabar com os conflitos agrários no estado, ao dar títulos de propriedade tanto para assentados da reforma agrária quanto a agricultores de grandes propriedades.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.