Descrição de chapéu Folhajus Eleições 2024

Novo presidente do TRE-SP assume com discurso em defesa da democracia

Desembargador Silmar Fernandes tomou posse nesta segunda-feira (18) na corte eleitoral paulista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O desembargador Silmar Fernandes tomou posse nesta segunda-feira (18) como novo presidente do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo). Ao finalizar seu discurso, ele fez uma fala em defesa da democracia.

"Afirmo aqui novamente meu compromisso inarredável e a minha disposição de defender sem concessões a estabilidade democrática, o Estado de Direito e as instituições políticas do país", afirmou.

Com mandato de dois anos, ele estará à frente da corte durante as eleições municipais de 2024.

Desembargador Silmar Fernandes toma posse como novo presidente do TRE-SP - TRE-SP

Fernandes afirmou ainda que pretende atuar estrategicamente na representação da corte e sempre na defesa do processo eleitoral.

"Espero avançar com serenidade e destemor, tal qual fizeram meus antecessores, rememorando a árdua conquista da democracia, regada ao inegável sucesso da Justiça Eleitoral —orgulho nacional, referência internacional, e modelo a ser replicado", disse.

Ele foi eleito por aclamação também nesta segunda. Dado que tradicionalmente assume a presidência o desembargador mais antigo na corte, a eleição tem caráter protocolar. A cerimônia de posse solene, por sua vez, está prevista para o dia 23 de fevereiro, no Palácio da Justiça.

Seu antecessor no cargo, o desembargador Paulo Galizia, despediu-se do tribunal na sessão da última sexta-feira (15), seu biênio na corte se encerrou no último domingo.

Fernandes assumiu o posto de juiz efetivo do TRE-SP em janeiro de 2022 e ocupava desde então o posto de vice-presidente e Corregedor Regional Eleitoral. A partir de março de 2020, já compunha a corte como juiz substituto.

Membro da 9ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo, ele é também professor assistente na Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Já o desembargador José Antonio Encinas Manfré, que era juiz substituto, tomou posse como juiz efetivo e foi eleito, também por aclamação, para o posto de vice-presidente e corregedor eleitoral.

Falaram na sessão, o procurador regional eleitoral, Paulo Taubemblatt, e também o presidente da Comissão de Direito Eleitoral da seccional paulista da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ricardo Vita Porto.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.