Descrição de chapéu Governo Lula Eleições 2024

Lula nega que atuará pela desistência de Tabata para ajudar Boulos na eleição de SP

'Jamais iria tentar corrompê-la com um cargo para não ser candidata a prefeita', disse o presidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O presidente Lula (PT) negou nesta terça-feira (30) que tomará a iniciativa para que a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) abra mão de sua pré-candidatura para a Prefeitura de São Paulo para apoiar Guilherme Boulos (PSOL).

"Jamais iria tentar corrompê-la com um cargo [no governo] para não ser candidata a prefeita. Ela sabe o que pode fazer, ela tem noção do que é São Paulo. Se ela quiser ser candidata a prefeita, ela vai ser candidata a prefeita. [...] Não é o presidente Lula que vai impedir", disse o mandatário.

"Nós precisamos derrotar o bolsonarismo em São Paulo", completou em entrevista pela manhã à rádio CBN Recife.

O presidente Lula em evento no Planalto
O presidente Lula em evento no Planalto - Gabriela Biló/Folhapress

Lula foi questionado pela rádio diante de reportagem da Folha no final de semana. A coluna Painel informou que é dada como certa no entorno de Lula e na cúpula do PSB uma investida direta do presidente para tentar convencer Tabata a desistir.

"Eu posso falar que é uma desfaçatez de quem fez a matéria, primeiro porque não conhece a minha relação com a Tabata, e eu tenho uma relação de muito respeito com a jovem, uma jovem que tem um futuro político neste país."

A Folha mantém as informações publicadas.

Em suas redes sociais, Tabata agradeceu a Lula e disse que sua pré-candidatura segue firme.

"Agradeço a fala feita à CBN pelo presidente Lula, por quem tenho grande respeito e com quem trabalhei recentemente para aprovarmos o marco legal do ensino técnico e a poupança ensino médio", escreveu.

"Sigo firme com minha pré-candidatura à prefeitura de São Paulo, contando com o apoio de todos que buscam de fato uma cidade melhor para todos", completou.

Uma das possibilidades discutidas entre aliados do presidente seria um convite para que Tabata assumisse um ministério, que poderia ser o de Ciência e Tecnologia.

A pasta é comandada por Luciana Santos, que é do PC do B, um dos partidos da coligação do PT, o que poderia fazer com que a troca fosse menos traumática. Além disso, trata-se de área de interesse e de atuação parlamentar de Tabata.

Lula adotou a estratégia em 2022, quando pediu a Boulos e Márcio França (PSB) que abandonassem suas pré-candidaturas para o governo de São Paulo para apoiar Fernando Haddad (PT), que chegou ao segundo turno com o apoio dos dois, mas perdeu para Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Na capital, a saída de Tabata poderia, em tese, facilitar a tentativa de Lula de transformar a disputa municipal em um duelo entre ele e Jair Bolsonaro (PL), cujo apoio é pleiteado pelo atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB).

Na última semana, Lula disse que a eleição em São Paulo será "uma confrontação direta entre o ex-presidente e o atual presidente, é entre eu e a figura".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.