PF faz buscas contra suspeitos de financiar e incitar ataques do 8/1

Ação da Polícia Federal é desdobramento da 23ª fase da Operação Lesa Pátria

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A Polícia Federal cumpriu na manhã desta quarta-feira (24) mandados de busca e apreensão contra suspeitos de terem atuado como financiadores e incitadores dos ataques golpistas de 8 de janeiro. Foram expedidos três mandados na cidade de Barueri, em São Paulo.

Segundo a PF, a ação é um desdobramento da 23ª fase da operação Lesa Pátria e foram cumpridos apenas nesta data "por conveniência investigativa."

"Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa e incitação ao crime", diz a PF.

Um dos alvos da operação desta quarta foi o empresário Mario Luft, fundador do grupo da área de logística Luft. Ele é investigado por suspeita de financiar ônibus para trazer golpistas a Brasília no 8 de janeiro de 2023.

Vândalos golpistas invadem a praça dos Três Poderes e depredam os prédios. Na imagem, homem quebra janela do Palácio do Planalto
Vândalos golpistas invadem a praça dos Três Poderes e depredam os prédios, há um ano - Gabriela Biló - 8.jan.23/Folhapress

Na 23ª fase da Lesa Pátria, a corporação prendeu um homem que contratou um ônibus para levar manifestantes de Salvador para Brasília. A suspeita dos investigadores é que a contratação do transporte foi paga com dinheiro de vaquinha ou que o responsável fosse um laranja.

Os investigadores encontraram digitais do preso em uma das esquadrias de vidro do Salão Negro do Congresso Nacional depredadas durante os ataques.

A operação desta quarta-feira foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), que também determinou a indisponibilidade de R$ 40 milhões em bens, ativos e valores dos investigados.

A operação tem origem nas quatro frentes de investigação abertas após os ataques aos três Poderes.

Uma delas mira os possíveis autores intelectuais, e é essa frente que apura ações do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Outra visa mapear os financiadores e responsáveis pela logística do acampamento e transporte de bolsonaristas para Brasília.

O terceiro foco da investigação da PF são os vândalos. Os investigadores buscaram identificar e individualizar a conduta de cada um dos envolvidos na depredação dos prédios da capital federal, que acabaram denunciados pela PGR (Procuradoria-Geral da República).

A quarta linha de apuração avança sobre autoridades omissas durante o 8 de janeiro e que facilitaram a atuação dos golpistas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.