Assassino de Chico Mendes deixa cargo em diretório do PL

Darci Alves Pereira assumiu a presidência do partido no município de Medicilândia, no Pará

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | UOL

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, confirmou nesta quarta-feira (28) que o homem condenado pela morte do ambientalista Chico Mendes foi destituído de um cargo de liderança da sigla no Pará.

Darci Alves Pereira tinha assumido a presidência do PL em Medicilândia, município de 27 mil habitantes a 900 km de Belém. Ele deixou o posto na manhã desta quarta. Valdemar também afirmou, em publicação em rede social, que o pedido de desfiliação foi encaminhado ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Pará.

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto
O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto - Pedro Ladeira/Folhapress

Em nota, o presidente nacional do PL disse que não sabia que Darci era o assassino confesso do ambientalista. "Agradeço à imprensa por trazer ao nosso conhecimento esse importante fato", declarou.

Valdemar disse que recomendou ao presidente da sigla no Pará, deputado federal Éder Mauro, a destituição de Darci. O assassino de Chico Mendes é conhecido atualmente como "Pastor Daniel" e dizia ser pré-candidato a vereador em Medicilândia.

Questionado pelo UOL, Darci Alves Pereira disse apenas "se nós temos um presidente, não preciso eu falar". A reportagem também tenta contato com Éder Mauro.

O ambientalista e ativista Chico Mendes foi morto em 22 de dezembro de 1988, em Xapuri (AC).

Ele foi alvejado por um tiro de espingarda no peito quando saía para tomar banho. A investigação levou às prisões de Darci Alves, que confessou ter cometido o crime. Ele matou o ativista a mando do pai, o fazendeiro Darly Alves da Silva.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.