Descrição de chapéu Folha Informações

Vídeo tem áudio alterado para insinuar que Magno Malta estava bêbado em ato pró-Bolsonaro

Senador diz que entrará com medidas legais contra o autor de post

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Post no X (antigo Twitter) foi editado para sugerir que o senador Magno Malta (PL) poderia estar embriagado durante seu discurso na manifestação convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 25 de fevereiro, em São Paulo. A publicação traz um vídeo de 19 segundos em que o parlamentar diz no microfone, sobre um caminhão: "Morrer é lucro. Brasileiros, cristãos, parece que nós estamos encurralados de frente do mar". Na legenda, o autor afirma: "Que atire a primeira pedra quem nunca chegou muito louco a um compromisso".

Ao assistir ao vídeo e compará-lo com publicações do mesmo trecho publicadas pelo senador, é possível perceber que a imagem do post verificado pelo Comprova foi invertida e que ela e o áudio foram desacelerados. De qualquer forma, a reportagem consultou o perito forense Mário Gazziro, professor de engenharia da informação da UFABC (Universidade Federal do ABC). Ele afirmou que "está claro" que o áudio foi alterado. "Foi desacelerado em um fator de 10%."

Magno Malta, de camiseta amarela e bandeira azul e branca na mão, está em pé, falando no microfone, apoiado em uma grade de metal. Ao fundo, copa de árvores
Captura de tela do vídeo publicado no YouTube de Magno Malta; trecho de seu discurso no ato pró-Bolsonaro foi alterado - Reprodução/YouTube

Também contatado pela reportagem, Magno Malta disse que o conteúdo é inaceitável e desrespeitoso. "Sou um forte oposicionista da esquerda. É claro que vão atacar a minha reputação com mentiras. É evidente que houve edição no vídeo por haters", declarou, em nota. O senador informou ainda que entrará com medidas legais cabíveis contra o autor do conteúdo.

A comparação a seguir, produzida pelo Comprova, evidencia a manipulação do conteúdo:

Falso, para o Comprova, é todo conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para mudar o seu significado original.

À reportagem, a página que compartilhou o vídeo adulterado afirmou que irá excluir a postagem. "Assim que for publicada a perícia e a plataforma me notificar, eu excluo", disse.

Por que investigamos

O Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre políticas públicas e eleições no âmbito federal e abre investigações para aquelas publicações que obtiveram maior alcance e engajamento. Você também pode sugerir verificações pelo WhatsApp +55 11 97045-4984. Sugestões e dúvidas relacionadas a conteúdos duvidosos também podem ser enviadas para a Folha pelo WhatsApp 11 99486-0293.

Leia a verificação completa no site do Comprova.

A investigação desse conteúdo foi feita por Folha e Estadão e publicada em 28 de fevereiro pelo Comprova, coalizão que reúne 42 veículos na checagem de conteúdos virais. Foi verificada por UOL, Correio Braziliense, Estado de Minas e O Dia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.