Descrição de chapéu Eleições 2024

Aliados de Bolsonaro reclamam de escolha de Nunes para Cultura e querem vice bolsonarista

Secretária interina já protestou contra ex-presidente; como reação, aumenta a pressão por coronel da PM para a vice

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ficaram irritados com o prefeito Ricardo Nunes (MDB), a quem apoiam na eleição de São Paulo, por causa da nomeação da secretária interina da Cultura, que consideram ser de esquerda, e voltaram a pressionar pela escolha do coronel da PM bolsonarista Ricardo Mello Araújo para a vice.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao lado do prefeito Ricardo Nunes (MDB) durante evento em São Paulo - Amanda Perobelli - 25.jan.24/Reuters

Como mostrou a Folha, Nunes realizou uma série de trocas em seu secretariado por causa da eleição. Os auxiliares que vão concorrer a vereador tiveram que deixar seus cargos na semana passada, caso da então titular da Cultura, Aline Torres, que vai disputar pelo MDB.

Em seu lugar, o prefeito nomeou de forma provisória Lígia Jalantonio Hsu (MDB), que era supervisora de Formação Cultural na secretaria. Nunes ainda busca um nome definitivo para a pasta.

Nos círculos bolsonaristas, a escolha não agradou. Aliados do ex-presidente levaram ao MDB e ao prefeito sua indignação —que, segundo eles, atinge também outros membros da coordenação política da pré-campanha de Nunes, somada a reclamações gerais sobre falta de agendas positivas e planejamento.

Na última pesquisa Datafolha, Nunes aparece empatado na liderança com Guilherme Boulos (PSOL), com 29% e 30%, respectivamente.

Interlocutores do prefeito, por sua vez, minimizaram o episódio, afirmando que a insatisfação é restrita a um núcleo pequeno e que Lígia Jalantonio vai ser substituída em breve.

A nova secretária é educadora e defende a primeira infância. Ela foi candidata a vereadora pela Rede em 2020, mas sem sucesso. Em 2022, ela se filiou ao MDB.

Entre os bolsonaristas, Lígia é vista como uma ativista ligada a coletivos de extrema esquerda. Viralizou entre eles uma foto dela em uma manifestação, em 2021, segurando uma faixa em que se lê "fora familícia", em referência aos Bolsonaros.

A secretária interina Ligia Hsu (de máscara), em protesto em 2021, em foto que tem sido compartilhada por bolsonaristas - Guilherme Gandolfi/Fotos Públicas

Como reação ao que consideram falta de compromisso de Nunes com a direita, que deixou de lançar um candidato do PL para apoiá-lo, bolsonaristas afirmam que vão insistir no nome de Mello Araújo para a vice.

Nesta semana, Bolsonaro voltou a afirmar a deputados bolsonaristas que sua preferência é pelo coronel.

Nos bastidores, um parlamentar bolsonarista afirmou haver surpresa e perplexidade pelo fato de a equipe do prefeito não ter feito uma pesquisa prévia sobre o perfil de Lígia, ainda que seja uma secretária temporária. O episódio foi lido como falta de maturidade eleitoral do entorno de Nunes.

A indignação atual é mais um capítulo na relação de idas e vindas entre Nunes e Bolsonaro. Ao mesmo tempo que precisa conquistar a direita e faz acenos para o eleitor bolsonarista, como ter comparecido ao ato a favor do ex-presidente em fevereiro, o prefeito também busca distância para não se contaminar com acusações de golpismo e negacionismo. Sua equipe tem pregado que ele representa uma frente ampla e que Bolsonaro é apenas um entre os apoiadores.

Com um arco de apoio de mais de dez partidos, o acordo na pré-campanha de Nunes é o de que o PL de Bolsonaro, a maior legenda, tem a preferência pelo posto de vice. O nome, contudo, só deve ser definido próximo das convenções, em julho, e deve ter o aval também do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e das demais legendas.

Em janeiro, Bolsonaro afirmou que seu indicado para o posto era Mello Araújo.

No entanto, o ex-Rota e ex-diretor da Ceagesp enfrenta resistência entre aliados de Nunes, mesmo dentro do PL. Há preferência por mulheres e dúvidas sobre a conveniência de trazer a questão da segurança pública para o centro do debate com um vice da área.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.