Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Vice sugerido por Bolsonaro para Nunes divide o PL, e aliados veem pouca chance

Histórico de controvérsias de coronel Mello Araújo e estratégia de Valdemar são vistos como fatores negativos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A indicação do coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo Ricardo Mello Araújo para a vice de Ricardo Nunes (MDB) pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi recebida com reticência e ceticismo pelos líderes partidários que compõem a base aliada do prefeito de São Paulo.

Para eles, o nome definitivo aparecerá somente em junho, após negociação com todas as siglas, e até lá o nome de Araújo deverá se tornar inviável por diferentes fatores, avaliam os aliados.

Coronel da reserva Mello Araújo durante encontro com Jair Bolsonaro
Coronel da reserva Mello Araújo durante encontro com Jair Bolsonaro - Reprodução-2.mai.2021/@melloaraujo10 no Instagram

No PL raiz, formado por lideranças históricas e não-bolsonaristas do partido, o coronel é considerado um nome de difícil aceitação do eleitorado devido à sua postura de apoio radical ao ex-presidente e às controvérsias em que se envolveu como comandante da Rota e presidente do Ceagesp. Esse grupo defende o nome da delegada Raquel Gallinati, como revelou o Painel.

Suplente de deputada estadual, ela foi uma alternativa já pensada para também agradar a ala bolsonarista do partido, já que ela faz parte das forças de segurança e é apoiadora do ex-presidente.

Na base bolsonarista do PL, o apoio é a Mello, mas também com ceticismo. O grupo enxerga uma estratégia de Valdemar Costa Neto, presidente do partido, de desgastar Mello Araújo ao expor seu nome amplamente faltando oito meses para a eleição. No jargão político, o coronel estaria sendo "fritado" por meio da exposição pública para abrir espaço para uma alternativa, que poderia ser a própria Raquel Gallinati.

Nunes vai encomendar uma pesquisa com os nomes de Araújo, Gallinati, Tomé Abduch (deputado estadual do Republicanos-SP) e Sonaira Fernandes (secretária estadual de Políticas para a Mulher Republicanos-SP).

No bloco de apoio do emedebista, no entanto, a avaliação é a de que os nomes do Republicanos têm pouca chance de vingar, dado que o PL, como maior partido da aliança, teria prioridade na escolha do vice.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.