Descrição de chapéu Folha Informações

Está em dúvida sobre posts e mensagens? Mande-os para a Folha, por WhatsApp ou email

Jornal checa conteúdos que circulam nas redes sociais e aplicativos como WhatsApp e Telegram

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Chá de folha de mamão para curar a dengue, vinagre de álcool para matar o mosquito transmissor da doença, detox da vacina contra a Covid-19, Alexandre de Moraes admite fraudes nas eleições… O universo da desinformação é criativo e não tem limite. E também é cada vez mais perigoso, com ferramentas como a inteligência artificial disponíveis para quem quiser espalhar conteúdos mentirosos nas redes sociais e aplicativos de mensagem.

Contra essas mentiras, é importante que as pessoas não saiam compartilhando e acreditando em tudo o que veem, sem antes ter certeza da veracidade daquele post ou mensagem. Para ajudar o leitor nessa missão, a Folha conta com dois canais para receber conteúdos duvidosos para serem checados. Você pode mandar para o WhatsApp 11 99581-6340 ou para email folha.informacoes@grupofolha.com.br.

Na ilustração em bico de pena, da tela de um celular, surgem duas povoadas sobrancelhas, uma longa e fina nariz e uma boca aberta que projeta uma grossa língua com a ponta enrolada por uma chave de abrir latas de sardinhas. A ponta da longa nariz, de cor roxo intenso, termina na falange do dedo indicativo. Sobre a unha sem cor, um diminuto sujeito de terno manipula duas cordas, que após passar por dois engrenagens, estão amarradas nos lados da chave, mostrando que se pode controlar o movimento da língua quando puxa uma o outra corda. Para ressaltar a ilustração, como fundo, uma faixa na altura da boca aberta, em tons degradê do roxo ao azul claro.
O universo da desinformação é criativo e cada vez mais perigoso - Ilustração Ariel Severino/Folhapress

Pode ser em qualquer formato: texto, áudio, vídeo ou foto. E de qualquer rede social e aplicativo de mensagem, como Instagram, Kwai, WhatsApp e Telegram.

Então, já sabe: ficou na dúvida, é só enviar.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.