Lula diz que Pacheco é grande nome para Governo de Minas em 2026

Em evento, presidente afaga pré-candidata do PT e ignora presença de vice de Zema

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Belo Horizonte

O presidente Lula (PT) voltou a elogiar o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), e disse que o parlamentar é um "grande nome" para as eleições ao Governo de Minas Gerais em 2026.

"As eleições de 2026 estão distantes. Nem o cenário de candidatos a prefeito está consolidado, imagina o de governadores daqui a dois anos", disse o presidente, em entrevista ao jornal mineiro O Tempo.

"Mas claro que o presidente do Senado é um grande nome, teve uma atuação importante na defesa da democracia."

O petista vai a Minas Gerais nesta quinta-feira (27) e fica até sexta (28) para eventos oficiais.

Pedro Ladeira/Folhapress
Pacheco e Lula conversam durante cerimônia de posse da ministra Carmen Lucia como presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) - Pedro Ladeira/Folhapress

Como mostrou a Folha, a possibilidade de candidatura de Pacheco em 2026 estaria ligada a uma articulação que envolve uma vaga no ministério do governo Lula ao fim do seu mandato à frente da Presidência do Senado, em fevereiro de 2025.

Questionado pela Folha nesta quinta sobre sua eventual candidatura em 2026, Pacheco não quis comentar.

O senador vem articulando junto ao ministro Fernando Haddad (Fazenda) e ao governo Romeu Zema (Novo) um novo desenho para o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) para renegociar as dívidas dos estados.

Minas Gerais está entre os estados com os maiores passivos do país, com uma dívida que supera os R$ 160 bilhões.

O primeiro dia da viagem serviu como forma de afago à prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), que concorrerá à reeleição.

Presente no palco de cerimônia nesta quinta representando o governador Zema, o vice-governador Matheus Simões, também do Novo, não se pronunciou durante o evento e viu uma espécie de palanque feito pelo presidente para Pacheco, um eventual adversário nas eleições de 2026.

Após o evento, Simões, que não foi citado no discurso de Lula e dos ministros, disse a jornalistas que, "se tivesse a oportunidade de falar" no palco, teria falado sobre "a importância de tentar trabalhar em conjunto mesmo quando a gente não tem alinhamento ideológico".

Ele disse também que não ficou incomodado com os elogios à candidatura de Pacheco em 2026.

"Ele [Lula] falar o nome do presidente Pacheco, que é o nome que eventualmente ele tem para lançar aqui em Minas Gerais, também não me ofende em absolutamente nada. Eu tenho certeza que eu não serei candidato do presidente Lula a governador de Minas Gerais", afirmou o vice-governador.

Lideranças do PT em Minas vinham reclamando de distanciamento do Palácio do Planalto. Contagem e Juiz de Fora, cidades que estão no roteiro do presidente, são os municípios mais importantes governados pela legenda em Minas.

Lula também irá a Belo Horizonte na sexta, cidade em que o PT tem como postulante à prefeitura o deputado federal Rogério Correia. O presidente, porém, evitou apoiar publicamente a candidatura de seu correligionário.

"Acho que temos que esperar ainda para ver como vai se consolidar a disputa eleitoral, as candidaturas e alianças. Eu como presidente não quero entrar em disputas entre candidatos da base, do campo democrático. Mas vamos, sim, chamar a atenção para a importância de não se eleger negacionistas, gente que nega a democracia, nega a ciência, nega a inclusão social", afirmou Lula a O Tempo.

O atual prefeito Fuad Noman (PSD) ainda nutre a esperança de receber apoio do presidente para as eleições municipais, em uma articulação que envolve Pacheco e o ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia), ambos seus colegas de partido e apoiadores. A Folha apurou que está no roteiro de Lula durante sua visita ao estado uma reunião com Noman.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.