Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/05/2010 - 08h48

Mônica Bergamo: Oliver Stone diz que Lula não deve confiar em elogios de Obama

Publicidade

DE SÃO PAULO

O cineasta americano Oliver Stone afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não deve confiar em elogios do colega americano, Barack Obama, informa a coluna de Mônica Bergamo, publicada na edição desta quinta-feira da Folha (a íntegra somente para assinantes do UOL e do jornal).

Stone chega ao Brasil na segunda, 31, para lançar "Ao Sul da Fronteira", documentário sobre sete presidentes da América Latina --com destaque para o venezuelano Hugo Chávez, de quem é admirador.

Por telefone, de seu escritório, em Los Angeles, ele falou à coluna. "Eu não confiaria nos EUA. Os americanos sempre jogaram com os brasileiros desde que pudessem controlá-los. Apoiaram o golpe militar no país em 1964. O Brasil sempre esteve no bolso de trás dos EUA, mas agora eles têm que ser mais espertos. Sabem que não podem controlar o Brasil. E Lula é muito importante. Ele se dá com Chávez, com os Kirchner, e com a Colômbia, o Peru e o México, que são aliados dos Estados Unidos."

Segundo ele, Obama é um "homem racional, ético, mas faz parte de um grande sistema". "Se ele não estivesse lá, estaria John McCain ou Sarah Palin. Você prefere eles? Eu não. Mas, em relação à América Latina, Obama está jogando o mesmo jogo. A reação americana ao golpe em Honduras foi típica."

Leia a coluna completa na Folha desta quinta-feira, que já está nas bancas.

Assine a Folha

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página