Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/10/2010 - 16h43

Aécio atribui declaração de jornalista à disputa eleitoral

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
DE BRASÍLIA

O ex-governador Aécio Neves (PSDB-MG) atribuiu nesta quinta-feira à disputa eleitoral a informação de que o jornalista Amaury Ribeiro Jr., que fez parte do "grupo de inteligência" da campanha de Dilma Rousseff (PT), teria levantado informações sigilosas de familiares do candidato José Serra (PSDB) para proteger o próprio Aécio dentro do partido. Ao negar manter qualquer ligação com Amaury, o ex-governador disse que tem como meta eleger Serra presidente.

"É muito estranho que às vésperas da eleição uma versão de um depoimento busque criar o antagonismo no campo adversário. Serra e eu estamos absolutamente unidos, imunes a estas intrigas, e quem deve explicações em relação a dossiês, em relação a quebra de sigilos, como vimos no caseiro, algum tempo atrás, é sempre o PT."

Quebra de sigilo foi 'tucano tentando bicar tucano', afirma Lula
Jornalista não estava a serviço do 'Estado de Minas' quando encomendou informações
Despachante diz ter recebido 'auxílio' de R$ 5.000 de jornalista
Polícia Federal irá indiciar jornalista por violação de sigilo fiscal
PF quer saber quem encomendou de jornalista quebra de sigilo
Aécio nega vínculo com jornalista que encomendou dados de tucanos
Entenda o caso dos vazamentos de dados sigilosos na Receita
Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

O jornalista confirmou ontem em depoimento à Polícia Federal que encomendou dados de dirigentes tucanos e familiares de Serra. Essas informações, obtidas ilegalmente em agências da Receita Federal em São Paulo, foram parar em um dossiê que, no começo do ano, circulou no comitê dilmista.

Amaury justificou a ação ao afirmar que iniciou seu trabalho de investigação contra Serra quando era funcionário do jornal "Estado de Minas" para "proteger" Aécio - que na época disputava dentro do PSDB a indicação para concorrer à Presidência da República.

Na tentativa de mostrar que há unidade dentro do PSDB, Aécio inaugurou hoje em Goiânia um comitê de campanha de Serra. Acompanhado do candidato ao governo do Estado, Marconi Perillo (PSDB), Aécio disse que "Serra representa não apenas a vitória de um projeto político, de um partido político, mas a vitória da própria democracia".

O ex-governador respondeu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, durante discurso em Goiânia esta semana, fez ataques a Perillo. "É triste ver que, no afã da vitória, na volúpia pela vitória, se descambe para ataques tão pessoais e grosseiros como esses. É preciso que a gente compreenda que, na democracia, o adversário não é seu inimigo necessariamente."

Em mais um ataque a Lula, o tucano disse que "jamais na história desse país se viu um presidente descendo do patamar da Presidência da República para avançar tanto nas eleições".

Aécio disse ainda que a eleição de Serra vai garantir que "as instituições democráticas no Brasil não estarão a serviço de uma facção política ou de um governo circunstancial".

PESQUISAS

Ao tentar justificar a liderança de Dilma nas pesquisas de intenção de voto para a corrida presidencial, Aécio disse que "os institutos de pesquisa erraram muito". "Talvez em nenhuma outra eleição tenham errado tanto. Alguns dos principais institutos de pesquisa do Brasil erraram da nossa avaliação final da campanha 24 horas da eleição em mais de 20 pontos percentuais. Isso é grave", afirmou.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página