Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/12/2010 - 16h23

Governadores eleitos do PSDB defendem postura 'republicana' e cooperação com Dilma

Publicidade

DANIELA LIMA
DE SÃO PAULO

No primeiro encontro após o resultado das urnas, os oito governadores eleitos do PSDB afinaram um discurso de cooperação com o governo federal e a presidente eleita pelo PT, Dilma Rousseff.

O encontro ocorreu na manhã de hoje, em um hotel em Maceió (AL). Por mais de duas horas, Geraldo Alckmin, eleito por São Paulo; Antonio Anastasia, reeleito em Minas; Beto Richa, eleito no Paraná; Marconi Perillo, por Goiás; Siqueira Campos, em Tocantins; Anchieta Júnior, em Roraima; e Simão Jatene, no Pará; trataram dos rumos políticos do partido, ao lado de Teotônio Vilela, reeleito em Alagoas e anfitrião do grupo.

Nas entrelinhas da reunião, acompanhada pelo presidente da legenda, senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), ficou acertado que caberá às bancadas da Câmara e do Senado fazer oposição a Dilma.

Aos governadores ficará reservada uma postura "republicana", que garantiria maior participação nos recursos e programas do governo federal.

"Não se trata de adjetivar a oposição, como leve, moderada, à frente, ou para trás. A prioridade dos governadores não é fazer oposição, é fazer um bom governo. Este papel será cumprido pelos deputados e os senadores", explicou Guerra.

Ao fim da conversa, os governadores divulgaram documento intitulado "Carta de Maceió", na qual assumem compromisso de promover mais "interação" entre os respectivos governos, lutar pela revisão do pacto federativo e tornar permanente o encontro, que passará a ser um "Fórum de governadores".

O próximo já foi marcado para daqui a três meses, e será realizado em Minas Gerais, sob a recepção de Anastasia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página