Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/01/2011 - 09h42

Região do Amazonas tem uma morte de indígena a cada 12 dias

Publicidade

FELIPE BÄCHTOLD
DE SÃO PAULO

Segunda maior terra indígena do país, a Vale do Javari, no Amazonas, teve nos últimos 11 anos uma morte de índio a cada 12 dias, segundo levantamento da ONG Centro de Trabalho Indigenista.

O total de mortes no período soma 325, o equivalente a 8% da população da terra indígena, afirma a entidade.

Com área equivalente ao dobro do Estado do Rio de Janeiro, a Vale do Javari, na fronteira com o Peru, reúne uma das maiores concentrações de índios isolados do mundo. A população é estimada em 4.000.

Um dos povos que habitam a terra, o canamari, perdeu 16% de seus habitantes, diz o levantamento da organização. A maior parte dos mortos (64%) tem até 10 anos --são sobretudo bebês.

As principais causas são hepatite, pneumonia e doenças trazidas pelo contato com populações de fora da terra indígena. Também há relatos de alto índice de suicídios.

A ONG atribui a situação à má gestão de recursos por parte da Funasa (Fundação Nacional de Saúde).

A responsabilidade sobre a saúde dos índios passou neste ano da Funasa para uma secretaria do governo federal diretamente ligada ao Ministério da Saúde.

SEM AVIÕES

Uma das dificuldades é a falta de pistas de pouso para aviões na região, uma das mais inacessíveis do país, e em uma das rotas do tráfico de drogas.

Em 2009, duas pessoas morreram na queda de uma aeronave com uma equipe da Funasa que voltava de uma missão na terra indígena. Outras nove se salvaram, após passar um dia na mata.

Para a coordenadora do Centro de Trabalho Indigenista, Maria Elisa Ladeira, a Vale do Javari precisa, por suas características, de uma estratégia diferente das demais terras indígenas.

"Determinados procedimentos que são adequados para uma região não são para outras. O aparato administrativo não permite essa flexibilidade", afirma.

O pico de mortes na terra indígena ocorreu em 2007, com 46 casos registrados.

A ONG diz que termos de ajustamento de conduta foram firmados na época pelo Ministério Público com os órgãos envolvidos, mas que não houve melhorias no atendimento prestado.

A média de mortalidade na população brasileira, segundo o IBGE, é de 6,27 mortes a cada mil pessoas por ano. Em um grupo de 4.000 pessoas, a média de mortes em 11 anos seria 276.

OUTRO LADO

A recém-criada Secretaria da Saúde Indígena, do Ministério da Saúde, afirma que o Vale do Javari é prioritário nas ações da pasta.

O secretário Antônio Alves de Souza diz que os problemas no local, como surtos de hepatite, já são conhecidos. Ele também menciona as dificuldades de transporte.

"Tem locais que se gasta mais de dez dias para chegar aonde a equipe começa a trabalhar", afirma.

Ele afirma que o ministério prepara a contratação de mais pessoal para atuar nesse setor e a melhoria na remuneração das equipes.

Também diz que está em andamento a compra de equipamentos, como barcos.

Uma equipe da secretaria já foi à terra indígena por 15 dias para fazer um "diagnóstico" e outras duas serão enviadas. O plano, afirma, é "reestruturar" as ações de assistência na área.

A Funai (Fundação Nacional do Índio) também fala em dificuldades por causa das grandes distâncias da terra.

A fundação cita que as longas viagens de barco comprometem a remoção de doentes. Afirma, no entanto, que promoveu nos últimos dois meses ações de atendimento emergenciais. A Funasa não se manifestou.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página