Folha realiza 3º seminário sobre mobilidade e inovação, em São Paulo; veja programação

Evento acontece no dia 30 de outubro; inscrições são gratuitas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Folha realiza no dia 30 de outubro (quarta-feira) o 3º seminário Mobilidade e Inovação. A edição se dedicará a discutir, pela primeira vez, a chegada de veículos elétricos ou híbridos nas grandes cidades. 

Além do motor elétrico, o automóvel híbrido é equipado com um segundo a combustão. Para o Brasil, que está longe de ter estrutura de recarga para veículos 100% elétricos, o modelo é avaliado como a melhor solução para uma alternativa sustentável.

0
Imagem obtida com técnica de dupla exposição mostra o cruzamento da avenida Paulista com rua da Consolação, em São Paulo - Eduardo Knapp/Folhapress

Em cidades como Shenzhen, na China, toda a frota de ônibus já é composta por veículos elétricos. O modelo pode servir de inspiração para capitais brasileiras como São Paulo, onde novos contratos preveem 12.700 ônibus em circulação nos próximos anos.

No evento, especialistas ainda debaterão a queda de investimentos para o setor de infraestrutura do país e outras inovações para transportes coletivos.

O seminário, que tem patrocínio da CCR, acontece a partir das 8h no Unibes Cultural (rua Oscar Freire, 2500 — Sumaré), em São Paulo. 

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do site Folha Eventos. Veja, abaixo, a programação.

3º SEMINÁRIO MOBILIDADE E INOVAÇÃO

Dia 30 de outubro (quarta-feira)


MESA 1: Como avançar na infraestrutura

HORÁRIO: 9h às 10h

CONVIDADOS: Allan Magalhães Machado, coordenador-geral de manutenção e restauração rodoviária do Dnit; Joubert Fortes Flores Filho, presidente do conselho administrativo da ANPTrilhos; Luís Valença, presidente da CCR Mobilidade


MESA 2: Inovação no transporte coletivo

HORÁRIO10h às 11h

CONVIDADOS: Camille Bianchi, professora da Escola da Cidade e sócia–fundadora do escritório franco-brasileiro de arquitetura e urbanismo Readymake; Edmundo Pinheiro, presidente do conselho de inovação da NTU; Pedro Somma, diretor comercial da Quicko, startup de big data e inteligência em mobilidade 


COFFEE BREAK

HORÁRIO11h às 11h40


MESA 3Ônibus elétricos e híbridos e seus impactos no meio ambiente

HORÁRIO11h40 às 12h40

CONVIDADOS: Carlos Roma, diretor de vendas da BYD Brasil; Paulo Henrique de Mello Sant'Ana, professor do curso de engenharia de energia da Universidade Federal do ABC; Ricardo Takahira, vice-coordenador do comitê técnico de veículos elétricos híbridos da Sociedade de Engenheiros de Mobilidade (SAE-Brasil)

 
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.