Descrição de chapéu Vida Cultural - 3ª edição

Folha e Itaú Cultural realizam seminário sobre hábitos culturais

Evento ao vivo traz especialistas do setor para debater consumo e fontes de informação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na próxima quinta-feira (15), das 16h às 18h, a Folha e o Itaú Cultural promovem a terceira edição do seminário Vida Cultural, que aborda a mudança de hábito dos brasileiros ao consumir e se informar sobre cultura. O evento será transmitido ao vivo e o público poderá acompanhá-lo nesta página.

Embora as atividades culturais sejam percebidas como um fator importante para manter a saúde mental, a frequência de idas ao cinema e ao teatro diminuiu para 62% dos entrevistados pela pesquisa Hábitos Culturais 3, realizada pelo Datafolha e pelo Itaú Cultural entre junho e julho de 2022, com 2.240 pessoas de todas as regiões do país.

As dificuldades da volta ao presencial, as possíveis razões para a mudança de comportamento identificada pelo estudo e as estratégias de institutos culturais para atrair o público neste novo cenário serão discutidas pelos convidados da primeira mesa, com início às 16h.

Imagem em preto e branco mostra vista de uma sala de cinema
Sala do Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca, eleito pelo Guia Folha nas categorias melhor programação e melhor cinema do centro - Rubens Cavallari/Folhapress

Já no segundo painel, às 17h, os palestrantes debatem sobre as fontes de informação sobre cultura. Segundo a pesquisa, 55% dos brasileiros se informam sobre o tema nas redes sociais —neste caso, o YouTube é a plataforma preferida de 63% dos entrevistados—, enquanto 35% consideram a indicação de amigos e parentes.

O seminário será mediado por Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural, e por Marcos Augusto Gonçalves, editor da Ilustríssima. O público pode participar enviando perguntas e comentários por WhatsApp, no número (11) 99648-3478.


Seminário Vida Cultural - 3ª edição

Mesa 1 - A volta ao presencial

Data e horário: 15 de setembro (quinta-feira), das 16h às 17h

Palestrantes: André Acioli, gestor de teatro e curador; João Luiz de Figueiredo, professor do mestrado em gestão da economia criativa da ESPM-Rio; Roberto Gervitz, diretor e roteirista de cinema; Rosi Campos, atriz


Mesa 2 - Os influenciadores da vida cultural

Data e horário: 15 de setembro (quinta-feira), das 17h às 18h

Palestrantes: Carol Moreira, youtuber e podcaster; Inácio Araujo, crítico de cinema da Folha; Manuel da Costa Pinto, jornalista e crítico literário; Patrick Torres, booktoker e podcaster

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.