Seminário com Fundação Itaú mostra importância da matemática para a economia

Evento reuniu representantes do poder público, academia e setor produtivo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Contribuição da Matemática para a Economia foi tema do seminário promovido A Folha e a Fundação Itaú na última terça-feira (20).

Dividido em duas mesas, o evento foi transmitido ao vivo e pode ser assistido, gratuitamente, abaixo e no canal do jornal no YouTube.

O primeiro painel debateu o mercado de trabalho de profissões relacionadas à matemática —tecnologia, finanças, engenharias, entre outras— em aspectos como remuneração, estabilidade e formalidade. Inovação, desenvolvimento tecnológico e TI também serão discutidos.

Participaram da mesa Edivaldo Constantino, gerente da Iniciativa de Emprego e Oportunidade Brasil para o Laboratório de Ação contra a Pobreza Abdul Latif Jameel (J-PAL) na América Latina, e Luiz Drouet, presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos de São Paulo (ABRH-SP).

Além deles, o debate teve os representantes do poder público Pedro Rafael Lopes Fernandes, gerente de projeções macroeconômicas do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos em Goiás, e Tatiana Roque, secretária de ciência e tecnologia do Rio de Janeiro e professora do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A mediação foi feita por Marcelo Viana, diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

Mulher desenolve equação em lousa branca; na foto, ela está de costas e seu corpo aparece só em silhueta em contraste com a luz da lousa
Seminário da Folha e da Fundação Itaú discutirá importância econômica da matemática para o Brasil e cenário do ensino no país - Unsplash

O cenário do ensino da matemáticafoi tema do segundo painel, mediado por Patricia Mota Guedes, superintendente do Itaú Social.

Os palestrantes convidados serão Ya Jen Chang, presidente do Instituto Sidarta, Jorge Lira, professor do departamento de matemática da Universidade Federal do Ceará (UFC) e coordenador do Centro de Excelência em Políticas Educacionais da instituição, Karla Esquerre, professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e líder de pesquisas voltadas a ferramentas educacionais, e Alex Sandro Gomes, líder do grupo de pesquisa Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Seminário Contribuição da Matemática para a Economia
Mediação: Marcelo Viana, diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e Patricia Mota Guedes, superintendente do Itaú Social.
Palestrantes: Edivaldo Constantino, gerente da Iniciativa de Emprego e Oportunidade Brasil para o Laboratório de Ação contra a Pobreza Abdul Latif Jameel (J-PAL) na América Latina; Luiz Drouet, presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos de São Paulo (ABRH-SP); Pedro Rafael Lopes Fernandes, gerente de projeções macroeconômicas do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos em Goiás; Tatiana Roque, secretária de ciência e tecnologia do Rio de Janeiro e professora do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Ya Jen Chang, presidente do Instituto Sidarta; Jorge Lira, professor do departamento de matemática da Universidade Federal do Ceará (UFC) e coordenador do Centro de Excelência em Políticas Educacionais da instituição; Karla Esquerre, professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e líder de pesquisas voltadas a ferramentas educacionais; e Alex Sandro Gomes, líder do grupo de pesquisa Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.