Descrição de chapéu Grande São Paulo

Ensaio fotográfico mostra xodós de moradores do ABC

Lista de atrações inclui ruínas industriais, prainha, restaurantes flutuantes e escultura de Tomie Ohtake

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O fotógrafo Rivaldo Gomes, 60, mora há 54 anos em Santo André, no ABC paulista. Em ensaio para a Folha, capturou alguns dos pontos que considera mais importantes na região.

Em um único dia, Gomes percorreu as três cidades —Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul—, além do distrito de Paranapiacaba, que fica a cerca de 40 minutos de carro de Santo André, município ao qual pertence.

“Essa vila é o xodó da região. Quem mora no ABC costuma ir para lá para pegar um clima mais frio, com neblina”, explica Gomes. 

Outras paisagens que estão no ensaio são o parque Prefeito Celso Daniel. Gomes explica que o local, onde antes funcionou um clube da General Electric, é o parque mais conhecido de Santo André, aonde os moradores vão para relaxar e fazer caminhadas.

Também na cidade, em frente ao seu paço municipal, há uma escultura da artista plástica japonesa naturalizada brasileira Tomie Ohtake (1913-2015).

Em São Caetano, o fotógrafo registrou as ruínas das indústrias Matarazzo. Já em São Bernardo, escolheu a prainha do Riacho Grande, onde, conta, as pessoas se reúnem para tomar sol e cerveja aos fins de semana. Por ali há também restaurantes flutuantes. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.